Rubens: intervenção propõe reflexão sobre a troca de nome do bairro Costa e Silva - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orelhada27/08/2017 | 20h08Atualizada em 28/08/2017 | 09h07

Rubens: intervenção propõe reflexão sobre a troca de nome do bairro Costa e Silva

Artistas realizaram a intervenção no sábado na praça da rua Inambú

Rubens: intervenção propõe reflexão sobre a troca de nome do bairro Costa e Silva Jefferson Kielwagen/Arquivo Pessoal
Foto: Jefferson Kielwagen / Arquivo Pessoal

Foi em maio que um movimento nascido nas redes sociais colocou em discussão a mudança do nome do bairro Costa e Silva, em Joinville, dado em homenagem ao ex-presidente da época da ditadura militar. A proposta foi mantida na informalidade virtual, mas ganhou um apontamento artístico no sábado: a intervenção 434: Sob o Olhar de Costa e Silva, realizada na praça da rua Inambú pelos artistas Geruza e Jones Longaray.

Elas instalaram 434 cruzes (cravadas na grama) e forcas (penduradas nas árvores), simbolizando o número de mortos e desaparecidos durante o regime militar. Faixas com a imagem dos olhos de Costa e Silva também fizeram parte da instalação, retirada no mesmo dia.

— O objetivo é promover uma ampla discussão sobre o papel do general no regime militar, sobretudo com relação ao olhar adotado pelo governante quanto aos mortos e desaparecidos no período, e conscientizar a população do uso indevido da homenagem — explicam as artistas, que pretendem repetir a intervenção em outros locais do bairro.

Confira outras colunas de Rubens Herbst.
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

Foto: Divulgação / Divulgação

Schwanke, hoje sim

Após três meses, Schwanke – Circuito Expositivo chegou ao fim no final de semana, mas isso não se aplica ao zine Hoje Não. A edição de agosto da publicação independente estende o tributo com várias releituras e propostas criativas em cima da obra do grande artista joinvilense. Paulo de Araújo, Ane Winter, Adriano Horn (autor da pintura ao lado), Igor Gôri, Katherine Funke e Michelli Catarina colaboraram com a proposta. As cem cópias do zine estão disponíveis com os próprios artistas ou no Salvador Vegan Café. É grátis.

CURTAS


Cinema


A sede da Amorabi, no bairro Itinga, promove hoje uma sessão gratuita com três filmes que focam em tradições e problemáticas dos índios. A partir das 19h30, serão exibidos o conto Katcho Pykatchu¿i – História da Pomba e os documentários Ditadura da Especulação – sobre a tentativa de impedir a construção de prédios em um antigo santuário indígena em Brasília – e Nhemongaraí – Batismo Guarani.

Teste


Vale lembrar que a Joinville Jazz Big Band faz hoje, às 19h30, o segundo de dois ensaios abertos e gratuitos no Sesc. Neles, o grupo costuma ir além da mera preparação, investindo na criação de novos arranjos de ascendência jazzística, revisando ou modificando o repertório. E, claro, já será um exercício para o concerto de aniversário que a big band fará no próximo domingo, dia 3, no Teatro Juarez Machado.

Oficina


A Escola de Música Arte Maior, em Joinville, oferece hoje, às 19 horas, um workshop de síntese sonora ministrado pelo produtor e engenheiro de som Marcelo Oriano. A proposta é ensinar como funcionam os sintetizadores. Para participar, não é necessário ser produtor formado ou ter experiência com programas de produção musical. As inscrições, de R$ 15 a R$ 30, valem pelo site sympla.com.br.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMotorista colide contra viatura da PM na área Central de Joinville https://t.co/VpBrz0U5aa #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens morrem após ação de combate ao tráfico de drogas em Araquari https://t.co/ug6GIjF79N #LeianoANhá 3 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca