Rubens: Banda Escambau faz show de lançamento em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orelhada26/08/2017 | 05h00Atualizada em 28/08/2017 | 20h09

Rubens: Banda Escambau faz show de lançamento em Joinville

Grupo vai apresentar neste sábado o disco "Sopa de Cabeça de Bagre"

Rubens: Banda Escambau faz show de lançamento em Joinville Nicolas Pedrozo Salazar/Divulgação
Foto: Nicolas Pedrozo Salazar / Divulgação

O Brasil não é para amadores, você sabe disso melhor do que eu. Ainda assim, há quem goste de mexer nesse vespeiro tupiniquim, cutucando-o com a vara curta da perspicácia musical. Giovanni Caruso é um desses casos raros no cenário nacional que não se calam diante do abandono moral do País, mas não o faz cuspindo impropérios — a bossa do curitibano é a da poesia e da musicalidade astutas. Seu veículo, já há alguns anos, é a Escambau (formada depois do marcante Faichecleres), quinteto que retorna a Joinville neste sábado à noite para mostrar no Delinquent's o quarto disco, lançado há dois meses. "Sopa de Cabeça de Bagre" ousa já no formato físico — é duplo, carregado de 20 faixas que denunciam grande ecletismo. Há desde milongas e flertes com samba até rocks e momentos psicodélicos. Tudo coerente, bem executado e amarrado pela verve cáustica de Caruso, que se deixa embalar pela crise permanente para forrar de poesia seu desgosto, seja com a política, seja com o meio social. A melhor faixa do disco, "Os Melhores Quanto ao Carnaval", exprime com humor a triste realidade: somos o país do pão e circo, no qual a massa virou concreto, e a lona, um monte de cinzas.

Estado de greve

Foto: Ana Casatello / Divulgação

O enxugamento da mostra teatral Cena 13 acabou limando o Grupo ETC da programação, mas, em compensação, a trupe da Capital virá "solo" a Joinville. Neste domingo, às 16 horas, apresenta Oitava-feira: "Decretamos Feriado" (foto) na sede da Associação de Moradores do Bairro Itinga (Amorabi). Trata-se de uma grande brincadeira de rua envolvendo teatro, música, dança e poesia que convoca uma greve geral para ouvir, respirar e refletir. Logo depois, às 17 horas, o Abismo Teatro de Grupo encena "É Real", sobre um coletivo que decide montar uma peça que fale das angústias da juventude. As duas apresentações são gratuitas.

Peso

Dias atrás, a coluna largou a notícia de que o terceiro EP da banda Arataca Stoned Farmers acabara de pousar na web. A chance de ouvi-lo ao vivo será dada neste sábado, quando a turma do Vila Nova se apresenta no Garage Rock Bar (avenida Procópio Gomes), ao lado de Hessex Alone e Dr. Danasa. A nave parte às 19 horas e sem cobrança de ingresso.

Confira outras colunas de Rubens Herbst.
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br.

Fantasia

"Corações Renegados" é o título do livro que a carioca radicada em Joinville Lydia Plado lança neste sábado, às 10h30, na Livraria A Página. A obra, a primeira da autora pela Chiado Editora, vai ao encontro dos leitores de fantasia à la "O Senhor dos Anéis": um reino encantado, castelos, princesas, magos, poderes, visões misteriosas e uma jornada de volta repleta de perigos.

Música

A estas alturas, já não é mais preciso introduzir o cantor, instrumentista e compositor joinvilense Alexandre Zini aos diletos leitores. Isso se eles lembrarem que no ano passado ele lançou o disco virtual "Rumo sem Volta" sob a alcunha Aleaz, projeto de pop rock e flertes com folk, reggae e MPB. Zini e seu trio retornam ao Sesc de Joinville neste sábado e domingo, às 20 horas, para mais uma rodada de divulgação do álbum.

Discussão

Portas abertas para o segundo encontro em Joinville do clube de leitura Leia Mulheres. Será neste sábado, às 15 horas, no Sesc, com debate em torno de "A Arte de Pedir", livro da cantora, compositora, ícone indie e feminista Amanda Palmer. A mediação fica por conta dos jornalistas Karoline Lopes, Marcel Güther e Naiara Larsen.

Ainda doente

Foto: Phelippe Birckholz / Divulgação

Acostumado ao pequeno auditório da universidade no qual atua, a Cia. de Teatro da Univille se transfere neste domingo para o Teatro Juarez Machado com seu atual trabalho. Às 20 horas, a trupe apresenta por lá "O Doente Imaginário", comédia satírica de Molière sobre um burguês rico, avarento e hipocondríaco que vive acamado, cercado de médicos e pela esposa interesseira. O ingresso pode ser trocado por 1 kg de alimento. A entrada é gratuita.

Pela estrada afora

O Brasil árido do sertão nordestino e o das vistosas fauna e flora do Pantanal se encontrarão no palco da Scar, em Jaraguá do Sul, neste domingo. Inspiração para tanta arte, os dois cenários estarão representados musicalmente em Sons do Sertão, concerto de gala que o coral da Scar apresenta a partir das 19 horas. Sob regência de Wanderli Siewerdt, o grupo — acompanhado por músicos, bailarinos e atores — revisará músicas de Luiz Gonzaga, Renato Teixeira, Dorival Caymmi, Almir Sater, Pena Branca & Xavantinho, entre outros nomes ilustres do cancioneiro nacional. O espetáculo começa às 19 horas e os ingressos custam R$ 30 (inteira).

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival reúne receitas diferentes para quem gosta de churros em Joinville https://t.co/FKsKQvaFSA #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCondutor morre após carro colidir com caminhão na BR-280, em Jaraguá do Sul https://t.co/Rq6BmUjrx6 #LeianoANhá 15 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros