Rubens:  Bia Mattar circula pelo Festival de Dança e faz reivindicação  - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orelhada25/07/2017 | 09h59Atualizada em 25/07/2017 | 09h59

Rubens:  Bia Mattar circula pelo Festival de Dança e faz reivindicação 

Professora e jurada distribui documento que exige o lançamento do Prêmio Nacional de Dança Klauss Vianna em 2017

A professora e jurada Bia Mattar tem circulado pelo Festival de Dança de Joinville com uma reivindicação referente ao fomento em dança embaixo do braço. Também representante da área no Conselho Nacional de Políticas Culturais, ela está distribuindo, entre bailarinos, professores, coreógrafos e outros profissionais, um documento, elaborado pelo colegiado setorial nacional, que exige o lançamento do Prêmio Nacional de Dança Klauss Vianna em 2017, único do gênero no âmbito da Funarte e garantido por lei.

Em 2014 e 2015 – quando R$ 4,5 milhões foram distribuídos entre 61 projetos em três categorias –, os recursos foram pagos com atraso, em 2016 o concurso não aconteceu, e nada se falou até agora sobre a edição deste ano. Por outro lado, prêmios em outras áreas já foram anunciados. Uma petição também está correndo nos meios internéticos (como o site secure.avaaz.org), ¿na tentativa de diminuir o prejuízo recorrente que o Ministério da Cultura vem impondo à cadeia produtiva das artes¿, segundo o documento.

Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br
Confira outras colunas de Rubens Herbst

Foto: Impar,Divulgação / Divulgação
  • Dança da inclusão

    O Festival de Dança promove hoje, a partir das 14 horas, a quinta edição da oficina Dança inclusiva – a dança além do corpo e a superação dos limites, destinada a bailarinos, coreógrafos, professores de dança e público em geral. Na sala 9 do Alfredo Salfer, no Centreventos, vários aspectos da acessibilidade à dança serão abordados pelo especialista e idealizador do projeto Mário Cezar da Silveira. A coreógrafa Juliana Crestani e professores do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar) também participam da oficina, que se encerra com uma performance no palco da Feira da Sapatilha. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site festivaldedanca.com.br.

Foto: Mauro artur schlieck / M. Artur Fotografia e Eventos
  • Toda hora é hora

    Eis aí um singelo registro, assinado pelo fotógrafo Mauro Artur Schlieck, do que rola todo santo dia de Festival, e a qualquer hora, na área de convivência do Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos. A alta concentração de bailarinos empolgados num lugar só dá nisso: do nada, surgem coreografias, passinhos e piruetas, só pelo compromisso de ser feliz dançando.

  • Strokes tropicalistas

    A banda ilhoa Skrotes, dos grandes nomes da música catarinense, lança hoje, no Teatro Álvaro de Carvalho, seu segundo disco completo, Tropical Mojo. Nele, o trio continua fundindo sonoridades inimagináveis e alcançando resultados imprevisíveis, com a diferença de que a experimentação foi pensada com calma dentro do estúdio sob a vigilância de Edu K, ex-Defalla e guru das traquinagens pop. No dia 5 de agosto, os Skrotes mostram Tropical Mojo em Joinville, com show na Casa 97, ao lado de Somaa, Mosaico Adulto e Fevereiro da Silva.


Foto: @13ntos / Arquivo Pessoal

  • Guitarras

    Imperdível é uma palavra justa para designar a edição de hoje da Terça Independente, o protocolar apoio ao rock autoral que o Bovary abriga. A partir das 21 horas, será visto um raro show da Blasè (foto), que promete cercar de novos arranjos alguns de seus incisivos manifestos pós-punk. De Jaraguá, vem o quarteto Rec on Mute, que abusa das guitarras altas e certa psicodelia em seu excelente EP Immaterial (2016).

  • Palestra

    Depois de Joinville, a gestora cultural Jonaya de Castro leva a palestra Articulação, comunicação e mobilização de recursos ao Sesc de Jaraguá nesta terça, às 19h30. Nela, fala sobre variados tipos de captação de recursos por meio de crowdfunding, relação com fundações internacionais e outras possibilidades que fogem dos tradicionais editais e leis de incentivo. Informações na secretaria do Sesc.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDomingo de futebol: expectativa de bom público no Catarinense 2018 https://t.co/INOjpCoQbj #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRegistro de doadores de medula óssea diminui em Santa Catarina https://t.co/LFmypgN9L1 #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca