Orquestra apresenta espetáculos gratuitos nos bairros de Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orquestra 04/07/2017 | 10h16Atualizada em 04/07/2017 | 10h16

Orquestra apresenta espetáculos gratuitos nos bairros de Joinville

 Serão oito apresentações, que ocorrem entre julho e setembro  

Orquestra apresenta espetáculos gratuitos nos bairros de Joinville MKlahr/Divulgação
O projeto homenageia o compositor italiano Vivaldi, um dos mais aclamados e gravados de sua geração Foto: MKlahr / Divulgação

O projeto Vivaldi in Concert da Orquestra Prelúdio, inicia a agenda de ensaios e concertos para a comunidade. A primeira apresentação acontece no próximo sábado, dia 8 de julho, a partir das 10 horas, na Paróquia Cristo Redentor (rua Jaú, 288 – Glória). Será realizado um ensaio aberto.

Ao todo, serão cinco apresentações gratuitas e três ensaios abertos – todos os eventos em Joinville. O Vivaldi in Concert é um projeto do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, que foi aprovado ao mecenato em 2016 e passa a ser executado agora, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Joinville e com o apoio das empresas Whirpool e Hacasa.

A proposta homenageia Antonio Vivaldi, um padre italiano, que ficou mais conhecido pelas suas composições do que a religiosidade propriamente dita, devido a dimensão de suas obra artística. 

— Vivaldi tem um mérito artístico-cultural inquestionável —considera o maestro da Orquestra Prelúdio, Rafael Daniel Huch.

Em 2016, quando o Projeto Vivaldi in Concert foi escrito, completou-se 275 anos de morte do compositor homenageado. No segmento erudito, Vivaldi foi um dos compositores mais gravados e tocados nas últimas décadas. As Quatro Estações, obra de sua autoria, é uma das de maior popularidade. As melodias do compositor são muitas, das mais energéticas às meditativas. 

O projeto Vivaldi in Concert pretende percorrer as diversas facetas do autor, trazendo-as para o conhecimento do público, de forma que os apreciadores da música erudita, os musicistas e os leigos no assunto possam ampliar o seu gosto e conhecimento estético.

— A Orquestra Prelúdio já tem se intensificado. O trabalho dela tem se profissionalizado e 2017 é um ano de grande profissionalização — afirma Rafael. 

Segundo ele, o público também tem crescido muito. No primeiro semestre, ocorreram três apresentações via Lei Rouanet de incentivo Federal, todas lotadas. O maestro afirma que, mesmo o público fiel, que assistiu a estes espetáculos, pode esperar por novidades. 

— Agora, teremos um concerto para violão e orquestra (orquestra de cordas) com o solista Jair Corrêa. Teremos, também, a apresentação de um moteto com a cantora lírica Karla Cristina Ziemer e um dueto com duas sopranos líricos, a própria Karla e a Ester Martins, com a participação do mezzosopranista Jean Carlos Gorges — resume Rafael.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Novo bloco do CCT da Udesc está na fase final de obras https://t.co/00zq4IWFhe #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Mostra de arquitetura será realizada em casa antiga da rua Aquidaban, em Joinville  https://t.co/AugrJt6WY1 #LeianoANhá 6 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros