Morre o artista plástico Jair Mendes, autor do cartaz do Festival de Dança 2017 - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Obituário06/07/2017 | 20h43Atualizada em 06/07/2017 | 20h45

Morre o artista plástico Jair Mendes, autor do cartaz do Festival de Dança 2017

Ele foi professor da Casa da Cultura e diretor da Fundação Cultural na década de 90 em Joinville

Morre o artista plástico Jair Mendes, autor do cartaz do Festival de Dança 2017 Divulgação / Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação / Divulgação

O artista plástico Jair Mendes, autor do cartaz do Festival de Dança 2017, morreu nesta quinta-feira em Curitiba. Ele morou em Joinville na década de 90, foi professor de pintura na Casa da Cultura e diretor de artes da Fundação Cultural.

Aos 79 anos, teve um acidente quando andava na rua, caiu e bateu a cabeça. O velório ocorre nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, na capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu, na capital paranaense. O sepultamento acontece às 11 horas, no mesmo local.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Segundo o amigo Edson Machado, Jair fez grande relacionamento de amigos em Joinville e sempre foi uma pessoa muito cordial com todos. Ele afirma que Mendes foi um dos mais expressivos artistas expressionistas da região Sul do País. Recentemente, ele expôs em uma coletiva de artistas de Curitiba no Instituto Juarez Machado.

— Somos amigos desde a década de 70. Tivemos uma relação muito próxima profissionalmente e de muitos resultados. Lamentamos pela perda de um grande artista e um grande amigo — conta Edson.

Jair Mendes é natural de São José do Rio Pardo (SP), mas morava em Curitiba. Ele trabalhou como pintor, desenhista, gravador e muralista. Era formado em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em desenho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Também realizou estágios profissionais no Centre Georges Pompidou, em Paris, e na Academia di Belle Arti di Brera, em Milão. Com toda sua experiência, Jair levou sua arte para exposições pelo Brasil e no exterior. 

Cartaz desenhado por Jair Mendes para o Festival de Dança de Joinville Foto: Divulgação / Divulgação
 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens são mortos em uma mesma ocorrência em Joinville https://t.co/7WuMa3EyzV #LeianoANhá 17 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaIncêndio em Guaramirim deixa moradores da região sem energia elétrica e abastecimento de água  https://t.co/cWsGHErTpJ #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros