Rubens: Daniela Moura é uma das atrações do primeiro dia da Feira do Livro de Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Orelhada08/06/2017 | 09h07Atualizada em 08/06/2017 | 09h07

Rubens: Daniela Moura é uma das atrações do primeiro dia da Feira do Livro de Joinville

Escritora conta em entrevista exclusiva como a trama de seu livro Para Recordar fala da sua própria história familiar

Rubens: Daniela Moura é uma das atrações do primeiro dia da Feira do Livro de Joinville Divulgação/Divulgação
Daniela Moura lembrará de como a trama de seu livro Para Recordar acabou encontrando sua própria história familiar Foto: Divulgação / Divulgação

Quando ficar frente à frente com o público – majoritariamente composto por crianças, provavelmente – da  Feira do Livro de Joinville, hoje, às 15 horas, Daniela Moura lembrará de como a trama de seu livro Para Recordar acabou encontrando sua própria história familiar. Na obra escrita e ilustrada por ela, lançada no começo de 2016 – e recomendada por revistas importantes, como a Crescer –, a menina Sofia ganha do avô uma semente de pêssego seca, e a usa como amuleto para lembrar-se dele quando ele morre.

Confira a programação completa da 14ª Feira do Livro, em Joinville

– Ao finalizar, me emocionei com a história e percebi que tinha muitas lembranças da minha infância. Involuntariamente, havia relembrado momentos que vivi aos dez anos, quando meu avô Francisco foi morar com as estrelas – conta a escritora de Balneário Camboriú nesta entrevista exclusiva para Orelhada. 

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

 Você é formada em design de moda, mas acabou virando autora de livros infantis. Como foi isso?
Daniela Moura –
A literatura infantil entrou na minha vida em 2014, quando assisti uma matéria sobre o trabalho de um autor e ilustrador. Aquilo mexeu tanto comigo e me despertou um interesse tão grande, que eu não poderia simplesmente deixar passar em branco. Acredito que apesar de a minha formação ter sido voltada para produtos de moda, ela contribuiu muito para essa nova fase. O livro infantil também é um produto de design e, portanto, deve ser criado a partir de muito estudo, pesquisa e responsabilidade. 

 Na sua opinião, o que precisa ser especialmente observado na produção de um livro voltado para crianças?
Daniela –
Há muitos estudos que falam sobre a produção literária abordando aspectos históricos, teóricos, pedagógicos, artísticos, gráficos, etc. Temos que estar sempre buscando conhecimento, pois há muitas coisas que envolvem a criação de um livro infantil. Contudo, acredito que todos esses aspectos devem resultar no objetivo de apresentar para as crianças livros que as façam refletir, pensar, sonhar. O tema não precisa estar totalmente evidente, não precisamos entregar tudo de bandeja para elas. Devemos dar a oportunidade, de através do livro, elas imaginarem sua própria história. 

Há algum autor do gênero que te serve de referência?
Daniela –
André Neves foi o primeiro autor e ilustrador de livros infantis que conheci. Tenho grande carinho por ele. Seus trabalhos são incríveis e têm uma identidade ímpar. Há muitos outros autores e ilustradores que me inspiram. Temos muitas referências boas em nosso país, pessoas que dedicam a vida para criar livros de qualidade para os pequenos. Ano passado, visitei uma feira especializada em literatura infantil e juvenil no Rio de Janeiro e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente grandes nomes como Ziraldo, Leo Cunha e Odilon Moraes. Foi um momento de muito aprendizado. Fora do Brasil, me encanto com os livros de Oliver Jeffers. 

Que observações as crianças fazem nas suas visitas a escolas?
Daniela –
São muitas! (risos) Um dos momentos mais divertidos em trabalhar com a literatura infantil é ter esse contato direto com as crianças, e acredito ser fundamental. As observações são diversas, desde perguntas especificas como qual foi minha inspiração para escrever o livro, até perguntas mais inusitadas, como o porquê de eu não estar usando óculos na foto do meu livro, já que quando converso com eles, estou usando. Especificamente sobre o tema do livro Para Recordar, as crianças que também passaram pela experiência de terem perdido um ente querido, gostam de compartilhar comigo e com os amigos sobre esse momento. Elas lembram com muita naturalidade e carinho. 

Como ¿competir¿ com desenhos animados e produções de gigantes como Disney e Mauricio de Sousa?
Daniela –
Se pedirmos para uma criança escolher entre um livro de um personagem Disney e outro de um personagem ¿desconhecido¿, sem dúvida, a grande maioria vai escolher Disney. Não tem como competir e acho totalmente compreensível, pois esses personagens fazem parte da vida delas, estão por toda a parte, já são seus amigos. A questão é que precisamos ensinar a elas, que conhecer novas histórias também é muito divertido. Nós precisamos apresentar novos mundos a essas crianças, incentiva-las a ter interesse pelo ¿desconhecido¿. Temos grandes livros feitos aqui, inclusive com reconhecimento internacional, traduzidos e publicados em diversos outros países. 

Você lança livro novo em outubro? Pode falar sobre ele?
Daniela –
Isso mesmo, o livro está sendo desenvolvido em parceria com a jornalista e escritora Natalia Alcantara, e vai se chamar Amor de Guia para Crianças. Estou ilustrando a história de um simpático filhote de Labrador, que descobre ter uma nobre missão, se tornar capaz de guiar uma pessoa com deficiência visual. É um livro lindo, que traz lições de cidadania, amizade e inclusão social. Quem tiver interesse em acompanhar essa e outras novidades, pode seguir a Fanpage: /autoradanielamoura.

SERVIÇO
O quê: 14ª Feira do Livro de Joinville.
Quando: de 8 a 18 de junho.
Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa e Centreventos Cau Hansen, avenida Beira-rio, 315, América.
Quanto: entrada gratuita.


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia apreende suspeitos com drogas e atestados médicos em Joinville  https://t.co/CGTkW4jpkx #LeianoANhá 1 minutoRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComércio de Joinville prepara descontos de até 80% para a Black Friday https://t.co/hSjSg19MeO #LeianoANhá 22 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca