Confira a receita de cuca de maracujá - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Festival de Cucas10/06/2017 | 07h15Atualizada em 10/06/2017 | 07h15

Confira a receita de cuca de maracujá

Miriam Francisca da Silva sonha em trabalhar com gastronomia e abrir seu próprio negócio na área da confeitaria


Miriam Francisca da Silva aprendeu a fazer cucas em curso no Centro Social Urbano do Aventureiro  Foto: Carlos Junior / divulgação

Cuca de maracujá

Ingredientes

Massa
¿ 500g de farinha de trigo
¿ 15g de manteiga
¿ 10g de fermento biológico seco
¿ 150g de açúcar refinado
¿ 2 ovos
¿ 250ml de leite morno
¿ 1 colher (sopa) de sal

Farofa
¿ 200g de farinha de trigo
¿ 100g de manteiga
¿ 100g de açúcar refinado

Recheio
¿ 2 latas de leite condensado 
¿ 200ml de leite de coco
¿ 5 gemas
¿ 1 colher (sopa) de manteiga
¿ 100g de geleia de maracujá com sementes (pode comprar pronta) ou 1 xícara (80ml) de suco de maracujá concentrado ou 1/4 de xícara (feito com a própria fruta)
¿ 20g de farinha de amido de milho ou 1 colher (sopa)

Modo de preparo
Faça uma esponja de fermento com um pouco do leite morno, uma colher (sopa) de açúcar e o fermento biológico seco. Deixe descansar e dobrar de tamanho.Depois misture os demais ingredientes da massa e acrescente a esponja. Sove bem, até obter uma massa lisa. Deixe descansar de 1 a 2 horas.Unte a forma apenas com óleo, molhe a mão para facilitar a retirada da massa, forre a forma e deixe descansar novamente na forma. Para o recheio, misture a farinha de trigo no leite condensado, junte os demais ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até formar um creme. Misture tudo e coloque na geladeira. Deixe esfriar e recheie a cuca. Adicione o recheio, a farofa e leve ao forno a 160 graus por 25 minutos.Assim que retirar do forno coloque raspas de chocolate branco.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Conheça a história de Miriam Francisca da Silva

Tudo começou num curso de mestre cuca da Casa da Cultura oferecido no Centro Social Urbano (CSU) do Aventureiro. Foi lá que Miriam Francisca da Silva, 36 anos, teve suas primeiras aulas de cuca. Ela é dona da receita de cuca de maracujá, que disputa a final do festival neste sábado. Miriam diz que está ¿bem confiante¿, ¿nervosa¿ e ¿ansiosa¿. Ela diz que foram os seus colegas de curso que a incentivaram a se inscrever no festival.   

– Acho que minha cuca deve ganhar porque foi feita com muito amor e carinho. O sabor é incomparável – defende a finalista, que explica que teve a ideia da receita depois que uma amiga comentou que sempre pedia uma pizza de maracujá com chocolate branco por cima. 

Nascida em Recife e há 13 anos em Joinville, Miriam agradece o apoio que tem rebebido, especialmente de sua chefe Nayara Rodrigues, dos colegas do curso e de familiares. Além de cuca, ela vende chineque. Tem vendido muito, conta ela. 
Formada em logística e com passagem pela indústrias, ela diz que sonha em trabalhar exclusivamente com gastronomia e abrir seu próprio negócio na área da confeitaria. Chegar à final do festival é uma grande prêmio para ela.

Confira como fazer a cuca vencedora do primeiro festival de Joinville
Aprenda a receita da cuca vencedora da segunda edição do festival
Faça a receita da cuca vencedora da terceira edição do festival 

O QUÊ: 4º Festival de Cucas de Joinville.
QUANDO: 10 de junho, das 10 às 17 horas. 
ONDE: praça do Mercado Público.
QUANTO: evento é aberto ao público.






Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem é morto a tiros na noite deste sábado em Joinville https://t.co/rv4TkKkap8 #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÚltimo suspeito de ter participação direta na morte de PM é preso em Joinville https://t.co/OSQ5BTreWT #LeianoANhá 10 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros