Andrey Lehnemann: 21ª Edição do FAM e a estreia do documentário Divinas Divas - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Coluna de cinema22/06/2017 | 14h00Atualizada em 22/06/2017 | 14h00

Andrey Lehnemann: 21ª Edição do FAM e a estreia do documentário Divinas Divas

Florianópolis Audiovisual Mercosul ocorre até domingo na UFSC

Andrey Lehnemann
Andrey Lehnemann

clickfilmes@yahoo.com.br

Após uma curadoria que filtrou 710 filmes inscritos, que corresponde a 30% a mais do que no ano passado, o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) entrou em sua 21ª edição, desde a terça-feira (20). Mais curto esse ano, o evento ocorre apenas até o dia 25, domingo, quando Las toninas van al Este encerra os seis dias. Assim como no ano passado, as sessões serão intercaladas com apresentações de grupos culturais. Se ano passado, Gazu comandava o som no início do FAM, neste ano é Rô Conceição que é uma das atrações mais esperadas.

Também exibido ano passado, 5 Vezes Chico, terá sessão especial no Festival: numa versão acessível para pessoas com necessidades especiais. Ontem, 21, o FAM exibiu uma pré-estreia do filme Mulher do Pai, da Vitrine Filmes, que chega hoje em circuito nacional. Outra atração curiosa é o rally universitário que o Festival apostou este ano. Vinte e cinco estudantes de diferentes nacionalidades, divididos em cinco grupos, buscam fazer um curta-metragem de 3 até 5 minutos até sábado. De acordo com uma das produtoras do evento, é o tipo de coisa que demonstra o potencial do FAM em fazer intercâmbio entre países da América Latina e estimular coproduções.

A diminuição dos dias, segundo Marilha Naccari, uma das organizadoras, é a intenção de condensar mais o festival. Além disso, ela destacou que, em 2017, excursões de diferentes regiões trarão alunos de cinema para o evento. Hoje, na Mostra Competitiva, o FAM conta com 45 filmes de 10 países diferentes. Nas sessões de Documentários, como não poderia deixar de ser, visões mais políticas invadem os dias, com filmes sobre direitos humanos e fé. Na Mostra Catarinense, além de um filme convidado, sete curtas-metragens disputam a atenção do público.

Foto: anauê / Divulgação

Na abertura do evento, outro nome catarinense bastante conhecido foi exposto: Zeca Pires. O documentário Anauê retrata o nazismo e o integralismo presente na região de Blumenau, de onde saiu uma das primeiras seções do Partido Nazista no Brasil, mostrando até onde essa herança cultural chega.

Nestes 21 anos de FAM, o Festival chega a sua 9ª edição na UFSC.

As Divas de Leandra Leal


Foto: Primeiro Plano / Divulgação

Divinas Divas é um filme sobre transformações e identidade. Mas com algo particular: Leal pouco se interessa pelo que leva aquelas pessoas a se vestirem de mulheres. Elas são mulheres. Divas. Moças que encontraram no palco sua razão de viver. Que nasceram para serem artistas.

Conseguindo captar cada personalidade de suas biografadas, Leandra Leal não só evidencia o brilho melancólico daquelas mulheres, sempre entre o palco e os bastidores, como também se torna cúmplice de suas divas. Resgatando a memória de seu avô, que no ano de 1966 foi o primeiro a abrir seu teatro para apresentações de transformistas, a diretora nos torna tão íntimos quanto ela de cada uma daquelas pessoas – gerando cenas inigualáveis, como quando ouvimos a música Abandono, após escutarmos sobre um falecimento. Igual, a entrega de My Way ou a personificação de Marquesa em I Put a Spell On You são momentos inesquecíveis.

Leandra não esquece de ninguém. E de nenhuma das particularidades que levam aquelas mulheres a serem tão especiais; além de, claro, fascinantes.

Leia também:

Leia todas as colunas de Andrey Lehnemann no Diário Catarinense

"Beatriz at Dinner": Salma Hayek comenta filme sob medida para os Estados Unidos de Donald Trump

Confira lista com os destaques do Festival Varilux de Cinema Francês

Conheça os 45 filmes selecionados para o Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2017


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaContagem regressiva: veja como estão os 10 times do Campeonato Catarinense https://t.co/a9vTFxASaB #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSC tem o segundo maior percentual de aposentados e pensionistas do Brasil https://t.co/SY4r4HN35k #LeianoANhá 11 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca