Saiba qual o tema da Festa das Flores deste ano em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Evento30/05/2017 | 12h02Atualizada em 30/05/2017 | 15h11

Saiba qual o tema da Festa das Flores deste ano em Joinville

A 79ª edição do evento traz a ideia de reconexão dos centros urbanos com a natureza, através do tema Jardins do Futuro

Saiba qual o tema da Festa das Flores deste ano em Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Tema da 79ª Festa das Flores deste ano são os Jardins do Futuro Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Gabriela Florêncio
Gabriela Florêncio

gabriela.florencio@an.com.br

A reconexão dos centros urbanos com a natureza é a principal temática da Festa das Flores deste ano em Joinville. A 79ª edição traz o tema 'Jardins do Futuro – o amanhã que floresce hoje' e foi pensado no colorido que cada vez mais as plantas e flores pintam nos espaços das grandes cidades. A tendência brota também no cotidiano dos joinvilenses: varandas, sacadas e terraços floridos são constantemente observados pelas ruas da cidade.

O evento acontece entre os dias 14 de 19 de novembro na Complexo da Expoville. Na manhã desta terça-feira, ocorreu o lançamento do tema na sede da Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (Ajao). De acordo com Ivana F. Borba, paisagista da festa, a ideia é criar um diálogo sobre paisagismo e cultivo de plantas ornamentais e a busca do reequilíbrio do homem com a natureza.

Além disso, as edições buscam cada vez mais trazer toda a família para o evento. Ivana ressalta que para que isso ocorra, nos últimos anos a escolha dos temas tem envolvido a criatividade e traços lúdicos, procurando trazer pessoas de todas as idades para participarem.

— Neste ano, a questão ambiental será discutida através do 1º Fórum Nacional de Cidades do Futuro. O megaencontro trará a questão sobre o tema ambientalismo urbano através de uma reconexão com o verde das plantas, o colorido das flores e a cor cinza das cidades — afirmou.

A programação deste ano ainda está sendo organizada e os detalhes serão conhecidos ao longo do ano. Porém, o estímulo aos negócios continua com a Agroflores — que busca expandir as opções do mercado em Joinville — e a capacitação de profissionais e curiosos amadores por meio da Jornada Técnica.

Durante o lançamento, apresentações culturais foram apresentadas ao público Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Para o presidente da Ajao, James Hasselmann, a preparação para a festa é uma parte importante no processo. Segundo ele, a cada ano cruzamentos de espécies diferentes de orquídeas são preparados para a festa. Algumas dessas plantas levam, em média, de seis a oito anos para florir. Ainda conforme Hasselmann, as orquídeas são plantas fáceis de serem cuidadas e qualquer pessoa pode ter uma no seu quintal.

— Cada vez mais, em apartamentos ou casas, as pessoas têm a oportunidade de desfrutar de alguma planta, o tema deste ano foi projetado pensando nisso. A orquídea, por exemplo, depois que a pessoa tem as noções básicas é muito simples de fazer o cultivo dela – afirmou.

Neste ano são esperadas aproximadamente de 90 a 100 mil pessoas de todos os cantos do País, de acordo com o presidente. Ele também observa que o evento é uma oportunidade para fortalecer o mercado e divulgar o município pelo Brasil, trazendo cada vez mais turistas à Joinville.

O volume de negócios realizados em 2016 foi de 2,3 milhões. Para 2017, 80% dos espaços da festa já estão comercializados. Mais informações sobre 79ª edição podem ser acessadas clicando aqui

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: IPTU progressivo já tem áreas delimitadas em Joinville https://t.co/RlPlo2r79E #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVitória contra o Volta Redonda neste sábado coloca o JEC no G4 da Série C https://t.co/1LmzZAVitV #LeianoANhá 18 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros