Orelhada: Exposição com 204 obras de Schwanke será aberta neste fim de semana em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Cultura27/05/2017 | 05h00Atualizada em 27/05/2017 | 05h00

Orelhada: Exposição com 204 obras de Schwanke será aberta neste fim de semana em Joinville

Obras do artista estarão no Museu de Arte de Joinivlle, Instituto Juarez Machado e Acij

Orelhada: Exposição com 204 obras de Schwanke será aberta neste fim de semana em Joinville Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Se não a maior, um dos mais abrangentes olhares sobre a obra de Luiz Henrique Schwanke tem início neste final de semana em Joinville, cidade natal do artista, cuja morte completa 25 anos exatamente neste 27 de maio. A data inspira "Schwanke — Circuito Expositivo", dividida em três mostras distintas e instaladas no Museu de Arte de Joinville (MAJ), no Instituto Juarez Machado (foto) — ambos inaugurando os trabalhos neste sábado — e na sede da Acij, a partir de segunda-feira. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Schwanke e da Fundação Cultural Badesc, que convocaram Rosângela Cherem, Carlos Franzoi e Camila Ramos para selecionar, dentre o vasto material produzido pelo artista joinvilense desde os anos de 1970, as 204 obras que compõem a tríade de exposições. Colagens, pinturas, esculturas, instalações e colagens conduzem os visitantes pela diversidade ousada de Schwanke, notadamente uma das mentes mais criativas e corajosas das artes visuais catarinenses. Nos três espaços, as mostras ficam em cartaz até agosto, com entrada gratuita.

De braços abertos

Foto: rafael telles / Divulgação

Imagine um lugar em que não é permitido abraçar. Por ele vagam personagens que, mesmo sem verbalizá-las, contam histórias de encontros, despedidas, opressão e exílio, mas também de afeto e liberdade. "Abrazo", inspirado em "O Livro dos Abraços", de Eduardo Galeano, é o espetáculo movido a música, expressões e emoções que o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), apresenta em seis cidades catarinenses. O giro passa pelo Sesc de Jaraguá neste sábado, às 19 horas, e depois passará pelas unidades de Porto União (segunda-feira), São Bento do Sul (dia 31) e Joinville (2 de junho). A entrada é gratuita.

Confira outras notas do colunista Rubens Herbst.
Leia mais notícias de Joinville e região.

Curtas

Atenção para mais uma rodada do ShortCutz Santa Catarina na Galeria 33, em Joinville, neste sábado. Os concorrentes da vez são os curtas-metragens "Rio Corpo Aberto", do carioca Kadu Burgos, e "O Lobo", do curitibano Thiago Busse. A animação holandesa "Bingo!", dirigida por Patrick Schoenmaker, é a produção convidada da noite. A sessão começa às 20 horas e tem entrada gratuita.

Hardcore

Quem dá as caras neste sábado em São Bento do Sul é a banda carioca Matanza, que continua rodando o País divulgando seu mais recente disco, Pior Cenário Possível, mas sem esquecer das pancadas mais conhecidas dos trabalhos anteriores. O show na cidade será no Jimmi's Pub. Os ingressos antecipados estão à venda no site sympla.com.br.

Duplos

Foto: divulgação / Divulgação

A Scar, em Jaraguá, recebe neste sábado, às 20 horas, a peça "Frames", cujo texto de Franz Keppler foi indicado ao Prêmio APCA, em 2009, mesmo ano em que estreou. Nela, os atores Daniel Rocha e Hugo Bonemer interpretam quatro histórias que acontecem num mesmo dia, cujos personagens estão mergulhados na urgência e impossibilidade da cidade grande. Os ingressos, a R$ 70 (inteira), estão à venda no site da Ticketcenter. Sócios do Clube do Assinante têm desconto.

Duas doses de humor

Foto: Divulgação / Divulgação

Quem procura motivos para desafogar as mágoas talvez os encontre no teatro, já que dois espetáculos de humor baixam em Joinville neste fim de semana. Em "Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo 2", Deus propõe a Jonas (Carlos Simões) que passe a sentir o mesmo que as mulheres para entender o universo feminino. As apresentações no Teatro Juarez Machado serão neste sábado (21 horas) e domingo (19 horas), com ingressos à venda no site da Ticketecenter. Também neste domingo, mas no teatro da Liga, o humorista Rafael Portugal (foto) — conhecido pelos vídeos da Porta dos Fundos e de outras participações na TV — apresenta, às 20 horas, o stand-up "Eu Comigo Mesmo". Ingressos à venda no Ticketcenter e na My Target Idiomas. Os dois eventos oferecem desconto para sócios do Clube do Assinante.

Geleia cultural

Da união de forças entre Samira Sinara, atriz, pesquisadora e produtora cultural; Ricardo Ledoux, músico e produtor; e Felipe Muller, percussionista, baterista e professor, nasceu o espetáculo "Se Encontre", produção da Cia. Vai! que pretende discutir o patrimônio cultural a partir da literatura, da música e do audiovisual. A apresentação neste sábado, às 18 horas, no galpão da Ajote, terá acoplado o relançamento do livro "A Casa n° 909 da Rua XV de Novembro: Espaço Praticado de Memórias de Joinville/SC", de Samira. O ingresso custa R$ 20 (inteira).

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVazamento compromete o abastecimento em cinco bairros de Joinville   https://t.co/KWoXkylJJq #LeianoANhá 6 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCabeça e mãos de homem são encontradas em sacola em Camboriú https://t.co/kfhyhldY29 #LeianoANhá 3 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros