Hexacampeã do Festival de Dança de Joinville, escola do Costa e Silva se prepara para mais um desafio - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

AN no seu bairro30/05/2017 | 06h05Atualizada em 02/06/2017 | 16h10

Hexacampeã do Festival de Dança de Joinville, escola do Costa e Silva se prepara para mais um desafio

Grupo da Escola Pedro Ivo Campos integra Programa Dançando na Escola e é motivo de orgulho para o bairro Costa e Silva

Hexacampeã do Festival de Dança de Joinville, escola do Costa e Silva se prepara para mais um desafio Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Alex Sander Magdyel
Alex Sander Magdyel

alex.cardoso@an.com.br

Premiados nas últimas edições do Festival de Dança de Joinville, os bailarinos e bailarinas da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos se preparam para mais um desafio neste ano. Em julho, eles participam da 35ª edição do maior festival de dança do mundo e querem, mais uma vez, surpreender o público tanto nas noites competitivas quanto nos palcos abertos.

O grupo surgiu em 2002, por meio do Programa Dançando na Escola, e é motivo de orgulho para o bairro  Costa e Silva, bairro criado oficialmente em 1977 e que hoje tem 30,3 mil moradores, sendo o terceiro mais populoso de Joinville. Atualmente, 25 bailarinos participam do Programa Dançando na Escola, da Escola Pedro Ivo, formado por alunos e alguns ex-alunos.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A escola ganhou destaque na cidade, já que o grupo é hexacampeão no gênero danças populares, na categoria conjunto júnior do Festival de Dança. Os alunos também ficaram duas vezes em segundo lugar e uma vez em terceiro. Em 2016, a escola foi vice-campeã com a coreografia Urrou – É Festa do Boi. Neste ano, eles se apresentam com a coreografia Cavalhada, uma luta entre mouros e cristãos.

A professora e coreógrafa Elisiane Wiggers é quem lidera esta turma. Ela explica que costuma transmitir aos alunos a história contada por meio das danças, sobre conhecimento da terra e identidade do povo. Ela diz que um dos pontos positivos do projeto é a autoestima dos alunos, que aumenta com o passar do tempo.

— Muitos chegavam aqui tímidos. Agora, os professores me dizem que eles estão mais desenvoltos em sala de aula. Eles ganham uma resistência física muito boa, o trabalho em equipe é muito forte também — explica a professora.

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A diretora da escola, Isolete Salomon, diz que a dança faz com que os alunos se interessem mais por arte e cultura. A maioria dos alunos mora ali mesmo, perto do colégio localizado na rua José Manoel de Souza.

Brenda da Rocha Benta, de 14 anos, é uma das bailarinas moradoras do bairro. Há pouco mais de dois anos, ela integra o time. Foi ali, na Escola Pedro Ivo Campos, que ela teve o primeiro contato com a dança, apesar de sempre gostar da arte.

— É maravilhoso, inexplicável — diz a adolescente, sobre participar do Festival. Ela reforça o que é dito pelo colega João Vitor, de 15 anos. Os dois afirmam que a união do grupo é muito forte.

Dançando com o grupo desde 2014, João é um dos que já estão no ensino médio em outra escola, mas continuam ensaiando com os amigos. A professora Elisiane lembra que ele começou ali incentivado pela tia, que também dançava com ela. Neste ano, o adolescente vai para sua quarta participação no Festival de Dança.

— É um espetáculo — diz João.

Confira a página especial do projeto AN no seu bairro

O grupo também participa de competições como o Festival Escolar de Dança de Joinville e o Prêmio Desterro, de Florianópolis. A dança não é o único motivo de a escolar ser lembrada positivamente pela comunidade.

Em 2015, a escola obteve nota 8,2 para séries iniciais e 6,9 para séries finais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estes números credenciam a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos como uma das melhores de Joinville e de Santa Catarina.

Leia outras reportagens do AN no Costa e Silva:
Confira quais são as prioridades do bairro
Conheça a rua que é o coração do Costa e Silva
Projeto oferece aulas e atividades para crianças
VÍDEO: saiba onde ficam as nascentes do rio Cachoeira
Horta comunitária atende mais de 50 famílias no Costa e Silva
Costa e Silva tem sítio centenário no meio da área urbana de Joinville

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGrupo procura por homem que desapareceu na mata em Joinville https://t.co/o75qJgnCPP #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Acij recomenda vigilância aos atos dos bombeiros militares  https://t.co/DqXifwFDmG #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros