Exposição sobre os 40 anos de produção de Marli Swarowsky abre hoje em Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Cultura23/05/2017 | 05h00Atualizada em 23/05/2017 | 08h19

Exposição sobre os 40 anos de produção de Marli Swarowsky abre hoje em Joinville

Rubens Herbst conta que a artista é a homenageada deste ano pela Galeria Victor Kursancew

A Casa da Cultura de Joinville abre oficialmente nesta terça-feira a Semana da Cerâmica da Escola de Artes Fritz Alt, organizada para celebrar o Dia do Ceramista, em 28 de maio. A agenda de oficinas, rodas de conversa e palestras inaugura às 20h15, com a exposição Marli Swarowsky em Ciclos tomando as paredes da Galeria Victor Kursancew.

 Marli é a homenageada da edição deste ano, tributo justo a uma das mais expressivas artistas visuais joinvilenses, forma-da pela Escola Fritz Alt e segunda professora a ministrar o curso de cerâmica nela. Além disso, presidiu a Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ), foi conselheira do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e da Galeria Victor Kursancew e membro do grupo Barro em Expressão, que há cerca de 40 anos reúne artistas plásticas locais. 

A mostra é um recorte das quase quatro décadas de produção de Marli – incluindo testes, esboços e anotações de queimas – e exibirá suas obras mais expressivas, desde as esculturas clássicas até duas instalações que participaram da Coletiva de Artistas de Joinville – Marli é, acima de tudo, uma grande pesquisadora e investigadora da arte cerâmica. 

Exposição da artista Marli Swaroski celebra o Dia do Ceramista, na Galeria Victor Kursancew

Toda a sua produção está fundamentada em cima dessa pesquisa, que acaba refletindo nas composições técnicas e estéticas. Tem no currículo vários cursos de formação com renomados ceramistas do Brasil e do exterior e também muitas participações em salões de arte, premiações e obras espalhadas por vários países – frisa Solange Simas, curadora da exposição.


Menino maluquinho 

Alexandre Beck, autor das tiras do Armandinho, vem a Joinville participar da Feira do Livro Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Se o dileto leitor do ¿AN¿ reserva uns segundos diários para ler a tirinha do Armandinho, ele precisa saber que o ¿pai¿ do travesso e contestador personagem estará na Feira do Livro de Joinville. O ilhéuAlexandre Beck, que desenha Armandinho desde 2002 e tem mais de um milhão de seguidores no Facebook, será uma das estrelas do dia 11 de junho, data que o evento designou para tratar do amplo universo dos quadrinhos, incluindo as tirinhas, assunto de que Beck tratará em um bate-papo às 11h30.

Contrato
Depois de lançar um split com a lendário Down by Law e excursionar pelos EUA, no ano passado, a banda de Florianópolis End of Pipe assinou com o selo americano Takeover Records, criado por membros do famoso grupo pop/punk Yellowcard. Por meio dele, o trio ilhéu lançará, ainda em 2017, o single Memories e um novo disco, em fase de composição.

Grafite no shopping 

Grafiteiro Alexandre Oliveira Prates fez intervenção no Jaraguá do Sul Park Shopping Foto: Divulgação / Divulgação

Quem transita pelo Jaraguá do Sul Park Shopping deve ter notado que uma parede do piso L2 ganhou uma intervenção do grafiteiro Alexandre Oliveira Prates. Ele está colorindo um espaço de 25 metros com desenhos inspirados na fauna e na flora, trabalho esse que deve ser finalizado nesta semana. Prates é o mesmo artista que em 2012 produziu sete painéis em diferentes locais da cidade, como a Fundação Cultural e o Museu Histórico Emilio da Silva.


Cantoria
Os estúdios Universal confirmaram para o ano que vem a sequência do filme Mamma Mia (2008), que migrou para os palcos e virou um dos musicais de maior sucesso da história. O título foi anunciado como Mamma Mia – Here We Go Again! e contará novamente com músicas do grupo ABBA. Se o elenco (encabeçado por Meryl Streep) será repetido, ainda é um mistério.

Imagem
O coordenador do curso de fotografia do Centro Europeu JoinvilleRodrigo Arsego irá ministrar o workshop Aprendendo a fotografar com qualquer equipamento amanhã, às 19 horas, no Garten Shopping. O foco será as viagens, tema da exposição que ele e a jornalista Andressa Pereira mantêm no espaço Garten Mais. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo (47) 3043-9481 ou pelo e-mail concierge.gs@almeidajunior.com.br.

Cacos na Casacor

Obra Para Onde Estamos Indo? , do jonvilense Paulo Lindner, estará exposta na próxima edição da Casa Cor Paraná Foto: Divulgação / Divulgação

O artista visual joinvilense Paulo Lindnerfoi convidado pela arquiteta Walkiria Nossol para produzir uma obra para seu espaço na 24ª edição da Casa Cor Paraná, entre 4 de junho e 16 de julho, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A obra, chamada Para Onde Estamos Indo? (foto) tem 1,52mx1,57m, segue a linha da série Cacos da Mata, que reutiliza materiais descartáveis (como lona de caminhão) para debater questões ecológicas e urbanísticas.

Confira outras colunas de Rubens Herbst

No ar
O Coletivo Metranca inaugurou no começo do mês a Rádio CM, estação online que projeta mandar ao ar conteúdo exclusivo que destaque produções musicais de Joinville e região. As transmissões ainda estão na fase de testes, mas já dá para ouvir muita coisa boa pelo site coletivometranca.com.br, que também fornece o endereço para baixar o aplicativo e informações sobre como enviar material.


 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLadrão finge se passar por morador para evitar prisão em Itajaí https://t.co/I3kXHf9Wky #LeianoANhá 17 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaavedra: Pelo menos três cruzamentos devem receber semáforos em Joinville https://t.co/cguFsPoask #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros