Costa e Silva tem sítio centenário no meio da área urbana de Joinville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

AN no seu bairro30/05/2017 | 06h15Atualizada em 30/05/2017 | 18h11

Costa e Silva tem sítio centenário no meio da área urbana de Joinville

Família von Tönnemann comprou terra na Colônia Dona Francisca em maio de 1888

Costa e Silva tem sítio centenário no meio da área urbana de Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Propriedade da família von Tönnemann tem mais de 120 anos de histórias Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Alex Sander Magdyel
Alex Sander Magdyel

alex.cardoso@an.com.br

A charrete estacionada na garagem e as vaquinhas pastando já adiantam que ali é um lugar diferente no bairro Costa e Silva. Há 129 anos, mais precisamente no dia 12 de maio de 1888, a família germânica von Tönnemann chegava a Joinville. Ela comprou uma terra da Colônia Dona Francisca, na Estrada Guilherme. Até hoje, Mônica von Tönnemann Bachtold, de 52 anos, mora com a família na propriedade.

A família tenta manter a originalidade da residência, preservando características da cultura germânica. Para falar dessas tradições, eles citam os bolinhos de chuva, Strudel e bolos de bolacha que fazem para reunir a família. Eles são donos de 15 hectares, numa área pastada, atualmente com a produção de gado holandês como única atividade rural – são vacas que vieram de trem do Uruguai, conta Mônica. Orgulhosa pelo lugar em que vive, ela fala sobre a boa relação com a vizinhança.

— Quando eu estou lá na frente limpando meu jardim, que eu adoro, as senhoras aqui do bairro passam e dizem: "Mônica, passar aqui é uma luz na nossa vida". Passou uma senhora e me disse assim: "Você sabe que quando você está mexendo com as coisas da natureza é uma oração que você faz a Deus?". Olha, que lindo. Essas mensagens é que incentivam a gente a cuidar. É um incentivo pra gente. Nós ficamos contentes — afirma.

Leia as últimas de Joinville e região

Antigamente, havia ali plantação de café e criação de abelhas, além do gado de leite. O pai de Mônica, Siegfried von Tönnemann, fazia de tudo, lembra ela, com saudade. Ele morreu em 2006. O sobrinho, Francisco Ricardo Klein – ou Chico –, de 35 anos, não mora no sítio, mas foi chamado para falar sobre aquelas terras e sobre o desenvolvimento do Costa e Silva, no qual a família teve participação importante. Chico também destaca os benefícios que o contato com a natureza pode trazer.

— Numa cidade murada, estar com a natureza, com os animais, é uma alegria muito grande, é muito bom. Essa simplicidade faz bem. Se quer mandar as coisas negativas embora, tu vai lá e põe a mão na terra e a natureza te devolve com uma flor, com um jardim bonito — afirma Francisco, filho de Karen Klein, de 62 anos, que também ajuda a contar a história da família. 

Confira a página especial do projeto AN no seu bairro

A área rural tem cavalos, vaquinhas, bezerros e cachorros. Antigamente, Mônica conta que tinha criação de porcos também -  essa nem o seu filho, Felipe von Tönnemann Bachtold, de 15 anos, sabia. Hoje, aquilo que a família produz é para consumo próprio, diferentemente de anos atrás, quando a família tinha sua clientela, o que incluía até o atual prefeito da cidade, de acordo com Mônica.

— Udo Döhler é nosso freguês de leite. O filho dele foi criado com leite daqui.

Mônica von Tönnemann Bachtold, de 52 anos, dá continuidade às atividades da família Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

— Algumas pessoas olham isso como sendo patrimônio material pelo tamanho da terra, mas a maior alegria familiar é estar aqui e não estar se preocupando com a vizinhança ou com os limites. Nós sempre fomos criados soltos nesse espaço. Aqui em cima tem bambu, tem pé de limão, lá na frente tem um campinho de futebol. Esse espaço dá alegria, dá saúde — diz Francisco.

Leia outras reportagens do AN no Costa e Silva:
Confira quais são as prioridades do bairro
Conheça a rua que é o coração do Costa e Silva
Projeto oferece aulas e atividades para crianças
Escola de Joinville é hexacampeã do Festival de Dança
VÍDEO: saiba onde ficam as nascentes do rio Cachoeira
Horta comunitária atende mais de 50 famílias no bairro Costa e Silva

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia apreende suspeitos com drogas e atestados médicos em Joinville  https://t.co/CGTkW4jpkx #LeianoANhá 1 minutoRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComércio de Joinville prepara descontos de até 80% para a Black Friday https://t.co/hSjSg19MeO #LeianoANhá 22 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca