Pesquisa revela mudança no perfil do turista na Oktober - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Blumenau08/11/2016 | 22h56

Pesquisa revela mudança no perfil do turista na Oktober

Pelo segundo ano consecutivo casais ultrapassam número de solteiros na festa

Pesquisa revela mudança no perfil do turista na Oktober Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

A Oktoberfest cresceu, já é uma adulta de 33 anos e os números divulgados ontem pela Fecomércio-SC que mostram o seu comportamento apontam que ela deixou de lado a vida rebelde de anos atrás. Tudo para consolidar um público-alvo mais pomposo, “economicamente ativo” — expressão usada pelos especialistas para resumir um turista gastador, torrador de bufunfa —, foco de lideranças do turismo na cidade. E esse público de cinco anos para cá mudou a sua forma, suas características, até mesmo o seu perfil. E o melhor: aprova e recomenda a Oktober.

Festa para solteirões e solteironas à procura de diversão, cujo objetivo principal é beber, cair e levantar? Nada disso. São os casais que imperam e pelo segundo ano consecutivo superam o número de solteiros. Dos 895 entrevistados,  49,2% são pessoas acompanhadas que vieram à Oktober, contra 44,4% de sozinhas.

É algo que nos agrada. É um público que traz resultado, que consome, fica na cidade e soma valor agregado — avalia o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Richard Steinhausen.

Outro número que se destaca em meio aos vários apresentados pela Fecomércio-SC é a inversão dos papéis quando o assunto é faixa etária. Jovens de 18 a 25 anos, que representavam 29,5% do público em 2011, hoje correspondem a 13,5%. De quebra, outras duas faixas, de 36 a 45 anos e de 46 a 55 anos, considerados os visitantes com caráter familiar e que, como consequência, consomem mais, subiram.

— É um turista que tem o perfil economicamente ativo. São pessoas que não vêm apenas para visitar a Oktober, mas também aproveitam para conhecer a região e movimentando a economia de uma melhor forma — destaca o gerente de planejamento da Fecomércio de Santa Catarina, Renato Barcellos.

O melhor e o pior da festa

Os dados apresentados ontem indicam que as pessoas que visitaram Blumenau durante o mês de outubro gostaram da infraestrutura, limpeza, atendimento e conforto do Parque Vila Germânica — que em uma escala de 0 a 10 foram pontos com notas acima de 9,26. Acessibilidade, transporte até a Vila Germânica e preço dos ingressos (este último com a pior das notas, 7,59) puxaram para baixo a média de avaliação do turista, que ficou em 8,83.

A nota nos satisfaz. E essa pesquisa e esse resultado nos mostram que é exatamente esse tipo de festa que o turista e o blumenauense querem — afirma Ricardo Stodieck, secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica.

Semelhanças e diferenças com dados da Vila Germânica

Há algumas diferenças e semelhanças entre as pesquisas efetuadas pela organização da festa e a da Fecomércio. A começar pela faixa de idade. Nas 760 pessoas ouvidas pelo município, 25% têm entre 18 e 24 anos, o dobro do número identificado pela entidade estadual. Os 61% de solteiros de entrevistados pela prefeitura também se contrastam com os 44,4% da outra pesquisa, o que mostra certa divergência.

Em outros itens, porém, os números são parecidos, como os que dizem respeito à classe econômicas dos turistas. No total, 47% afirmaram pertencer às classes A e B na pesquisa feita pela Vila Germânica. Na da Fecomércio-SC são 50,2%. “Estrutura geral das instalações” e “limpeza” foram pontos que agradaram o turista em primeiro e segundo lugar, respectivamente, algo apontado nos dois levantamentos. A avaliação positiva da festa também é idêntica: 97%.

Em uma análise sobre os dados, o secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, acredita que por conta do foco da festa ter se ramificado, não ficando apenas na cerveja, mas também na gastronomia e cultura, ainda pode haver mudanças em algumas características, como na faixa etária, por exemplo:

Virão mais casais, mais famílias e uma faixa etária um pouco mais alta, com um público mais exigente.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConmebol confirma título da Chapecoense na Copa Sul-Americana https://t.co/DRSnXaMH9jhá 17 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTrês pessoas morrem em acidente na BR-101, em Joinville https://t.co/l8OUqDJflmhá 17 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros