Marejada chega à 30ª edição com destaque para dança e gastronomia - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Litoral10/11/2016 | 07h05

Marejada chega à 30ª edição com destaque para dança e gastronomia

Passadas as celebrações de outubro, chegou a vez da festa mais tradicional de Itajaí

Marejada chega à 30ª edição com destaque para dança e gastronomia Lucas Correia/Agencia RBS
Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

Até o mês passado ela ainda era um grande ponto de interrogação. O ano de crise econômica afetou a organização de eventos pelo Estado e a ameaça rondava o ar litorâneo, mas a tradição falou mais alto. Começa hoje em Itajaí a 30ª edição da Marejada, a mais famosa festa açoriana da região, com programação cultural e gastronômica até o dia 15 e entrada gratuita todos os dias na Vila da Regata em Itajaí.

A Marejada chega em um formato parecido com os últimos anos, com estrutura mais enxuta e espaço para os queridinhos da festa, destacando as comidas, ritmos e danças típicas. A gastronomia é voltada aos frutos do mar, com opções para todos os bolsos, desde a clássica sardinha na brasa servida em porções a partir de R$ 10 até pratos requintados como o lombo de bacalhau à portuguesa por R$ 65.

Ao todo, são mais de 20 opções nos dois pavilhões da festa, que também estão divididos pela comida: o pavilhão 1 é o “sardinha na brasa”, enquanto o 2 é o “culinária do Brasil”. Oito restaurantes dividem o cardápio, um deles especializado nos famosos doces portugueses.

Boa gastronomia para ser apreciada com chopes artesanais de cervejarias da região e música catarinense. É essa combinação com pegada regional que a Marejada quer trazer para esta edição, que terá paralelamente a 23ª Açor (Festa Cultural Açoriana de Santa Catarina). O evento tem desfiles e atrações culturais em homenagem à tradição dos colonizadores de Itajaí, com parte da programação se misturando às 80 apresentações dos palcos da Marejada com dança e cantos tradicionais.

A abertura oficial do evento será hoje à noite, às 19h, com apresentação da Banda Marejada no pavilhão 1 do Centreventos e festa até a 1h.


Duas regatas passarão pelo Centreventos
Se cultura e gastronomia têm o espaço garantido, o mar tão importante para os itajaienses também está na mistura da Marejada. Este ano não teve Volvo Ocean Race, mas a cidade recebe durante os dias de festa duas regatas que passarão pelo espaço do Centreventos de Itajaí. Cerca de 40 barcos devem participar das provas da 13ª Regata Marejada de Vela Oceânica e da 2ª Regata de Vela ANI Monotipos. Ambas no sábado, a primeira tem a largada em Florianópolis com destino a Itajaí, enquanto a segunda ocorre na Baía Affonso Wippel.

Quem estiver na Marejada vai poder conferir a chegada dos competidores durante todo o dia e acompanhar a cerimônia de premiação à noite, com cerca de 80 velejadores. É um gostinho de festival náutico na Vila da Regata enquanto a cidade espera a próxima etapa da regata de volta ao mundo em 2018.


Serviço

O quê: 30º Marejada
Quando: de hoje até 15 de novembro
Onde: Centreventos de Itajaí, que fica na Avenida Beira-Rio
Horário: Quinta e sexta-feira das 18h à 1h, nos outros dias das 11h à 1h.
Entrada: Gratuita
Programação: Confira as atrações e o cardápio em www.itajai.sc.gov.br/marejada-2016

JORNAL DE SANTA CATARINA - Itajaí

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 18 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros