Conheça o evento que investe em talento e inovação com DNA catarinense - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Cultura04/11/2016 | 21h08

Conheça o evento que investe em talento e inovação com DNA catarinense

Segunda edição do SCMC Design Camp reúne estudantes de moda e design em acampamento em Jaraguá do Sul

Conheça o evento que investe em talento e inovação com DNA catarinense Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Karen Muller disse que vivência que o projeto proporciona lhe garante mais conhecimento na área Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Desde terça-feira, 32 universitários de diferentes instituições de Santa Catarina estão convivendo 24 horas por dia, quase sem acesso ao mundo exterior ao dos portões do Senai de Jaraguá do Sul, a não ser pelo fato de estarem em contato com desafios que, até então, iam muito além do que estavam acostumados a enfrentar. Eles participam do 2º SCMC Design Camp, projeto oferecido pela plataforma Santa Catarina Moda e Cultura, que promove a inovação e o desenvolvimento da identidade criativa do Estado.

Nestes cinco dias, os estudantes foram divididos em grupos para competir pelos melhores resultados na solução de questões reais enfrentadas por empresas catarinenses enquanto assistiam a workshops e palestras de profissionais renomados na área. O resultado será divulgado neste sábado.

Ao entrar na faculdade de design de moda do IFSC de Gaspar, Karen Muller, 29 anos, não imaginava que um dia iria se deparar com problemas como a capacitação dos representantes de uma marca. Esta, no entanto, é uma questão com a qual poderia ter que lidar ao ingressar no mercado de trabalho ou abrir uma empresa. Ao chegar ao fim desta semana, ela já havia criado um processo de qualificação ao lado de outros sete estudantes durante o Design Camp.

Enquanto os estudantes recebem apoio de um time de professores, são acompanhados – e observados – por representantes de grandes empresas catarinenses. Os desafios foram levados por profissionais de 16 empresas associadas à SCMC que atuam nas indústrias têxtil, moveleira e de moda, ou de soluções para estas, como produtoras de etiquetas, corantes e softwares.

– Recebemos feedbacks dos profissionais como se estivéssemos sendo gerenciados de verdade. Por mais que você estude, nunca terá como adquirir este conhecimento sem viver estas experiências – explica Karen.

Para chegar ao Design Camp, os estudantes passaram por quatro workshops de capacitação entre agosto e outubro. Eles eram obrigatórios e eliminatórios: 90 alunos começaram o primeiro, mas apenas os 32 que chegaram ao acampamento foram selecionados.

A oportunidade não poderia ser descartada, mesmo que alguns aspectos da vida pessoal fossem prejudicados. Estudante de design de moda da Udesc, Monique de Abreu, 23 anos, precisou faltar ao casamento do pai, que ocorreu ao mesmo tempo que o último workshop, e ao casamento de uma amiga de infância, neste sábado.

– Esta era a última chance, porque na próxima edição eu já estarei me formando. É uma oportunidade muito grande de compartilhar conhecimento e todo mundo entendeu o quanto era importante estar aqui – afirma a jovem.

O SCMC Design Camp termina neste sábado e contará com a Feirinha Catarina, que reúne arte, moda, design gastronomia e música catarinenses, em uma programação aberta ao público. Ela começa às 10 horas, no Senai Jaraguá do Sul.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Orgânicos 24/10/2016 | 08h28

Opções para compra de frutas, verduras e hortaliças orgânicas se multiplicam em Joinville

Além das opções de feiras, existem serviços de entregas diretamente ao consumidor e lojas especializadas neste tipo de produto

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHemosc de Joinville concentra a coleta de sangue no Norte até fevereiro https://t.co/2jdcNytUhPhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM divulga distribuição dos novos policiais militares de Santa Catarina https://t.co/kDVclFOQRchá 7 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros