Confira as cervejarias que você vai encontrar na 2ª Bierville - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Festa da Cerveja14/10/2016 | 19h01

Confira as cervejarias que você vai encontrar na 2ª Bierville

A festa ocorre em Joinville até sábado e conta com 30 estandes com marcas do Brasil inteiro

Confira as cervejarias que você vai encontrar na 2ª Bierville Salmo Duarte/Agencia RBS
Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, mais pessoas estão apreciando os diferentes sabores da bebida Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Cláudia Morriesen

claudia.morriesen@an.com.br

Antes que o leitor pense que esta é uma matéria em apologia ao consumo de bebidas alcoólicas, atente para o significado do verbo degustar: “avaliar o sabor; deliciar o paladar”. A palavra, ainda que não seja muito utilizada para falar de cerveja, é o exercício principal para o público adulto que frequentar a 2ª Bierville, a festa da cerveja que termina neste sábado em Joinville. Ela reúne 30 cervejarias do Brasil, que oferecem cerca de 200 rótulos em seus estandes espalhados pelo pavilhão da Expoville.

A ideia de colocar à disposição a maior variedade possível de cervejas já fazia parte do projeto da Bierville quando ela nasceu, em 2015. Afinal, o enaltecimento da cultura cervejeira é o foco principal da festa, que não ganhou este nome à toa. Uma parceria que valeria o apoio financeiro que o evento precisava em sua primeira edição não permitiu a pluralidade de rótulos, mas, em 2016, esta situação foi corrigida.

— Nossa intenção é que este seja o segundo grande evento cervejeiro de Santa Catarina no ano, por isso queremos que este número cresça — afirma o empresário Norberto Mette.

Para ele, o Brasil vive um momento novo com a implementação da cultura cervejeira, fato que já havia ocorrido em países da Europa e nos Estados Unidos há pelo menos quatro décadas.

— As pessoas estão começando a entender que a cerveja é como o vinho e pode ser degustado, ter novos ingredientes e diferentes sabores — avalia.

O novo momento no mercado de cervejas conta com o crescimento das cervejarias artesanais. Em Estados com grande número de descendentes germânicos, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ela parece ainda mais potente. Por isso, será fácil achar entre os estandes da Bierville bebidas criadas em micro cervejarias bem próximas ao local da festa — três são de Joinville.

— Há muita gente que mora praticamente ao lado da empresa e a não conhece, por isso é importante participar da Bierville — afirma o empresário Marcelo Monich, que gerencia a Mad Dwarf ao lado de outros seis sócios — E muitos brasileiros que nunca experimentaram uma cerveja artesanal. No Brasil, passamos muito tempo tomando bebidas muito parecidas.

Sócio-proprietário da Zeit, Alexandre Setter concorda com o atraso da cultura cervejeira no Brasil, e acredita que festas como a Bierville podem ajudar a difundir o conceito.

— É no sentido de trazer o pessoal que tem sede por novidades para perto da cerveja artesanal. Eles vão descobrir que existe vida fora das grandes marcas, em produtos que custam um pouquinho mais caro mas trazem uma experiência mais gratificante — analisa Setter.

Confira a lista:

Baden Baden
Blumenau
Brahma Chopp
Cervejaria Palais
Colorado
Eisenbahn
Faixa Preta
Favorita
Handwerk
Heimat
Itajahy
Jagarmeister
Karsten
Kiezen Ruw
Kirin Ichiban
Koch Bier
Konigs
Lidenbier
Lohn Bier
Mad Dwarf
Opa Bier
Saint Bier
Stella Artois
Solerun
Wals
Way Beer
Wrozka
Zeit Bier
Zehn Bier

AGENDE-SE

O QUÊ: 2ª Bierville
QUANDO: sexta-feira, a partir das 19 horas; e sábado, a partir das 17 horas
ONDE: Complexo Expoville (rua Quinze de Novembro, 4.111, Glória)
QUANTO: R$ 20 (inteira), com meia-entrada para estudantes e idosos (mediante apresentação de documento com foto).
INFORMAÇÕES: www.bierville.com

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira
19h – Banda do Barril
22h – Os Montanari

Sábado
17h – Banda Society
20h – Original Donauschwaben Musikanten
23h – Die Tal Buben

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Agenda 14/10/2016 | 11h45

Stammtisch deve levar 25 mil pessoas à Via Gastronômica neste sábado

Evento reunirá 146 grupos de amigos e será realizado das 10 às 17 horas

Bierville 15/09/2016 | 08h52

Pamela Kath será o rosto a representar a segunda edição da Bierville, em Joinville

Festa da cerveja será realizada entre os dias 12 e 15 de outubro, na Expoville

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 24 anos é morto a tiros na zona Norte de Joinville https://t.co/NVHjEeMLQChá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense ganha quase R$ 1 milhão em aposta na Lotofácil https://t.co/m1zlCP6xes https://t.co/exHcidw8sXhá 12 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros