Câmara de Joinville renova em mais de 50% a partir de 2017 - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Eleições 201603/10/2016 | 00h12Atualizada em 03/10/2016 | 14h39

Câmara de Joinville renova em mais de 50% a partir de 2017

Só oito dos 18 vereadores que tentaram a reeleição continuam na casa. Maior parte dos eleitos ingressa no Legislativo pela primeira vez

Câmara de Joinville renova em mais de 50% a partir de 2017 Leo Munhoz/Agencia RBS
Fernando Krelling foi o vereador mais votado de Joinville Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

O PMDB  foi o grande vitorioso na eleição para Câmara de Vereadores de Joinville e continua sendo o maior partido da casa: conquistou cinco cadeiras (uma a mais do que ocupa atualmente) e reelegeu dois parlamentares. É também o partido dos quatro candidatos mais votados na eleição deste ano: Fernando Krelling, Rodrigo Fachini, Richard Harrison e Roque Mattei. 

Fernando Krelling foi um caso surpreendente
. Ele conseguiu 10.523 votos, mais de 4 mil votos à frente do segundo colocado da lista, o atual presidente da Câmara de Joinville, Rodrigo Fachini, e cravou um recorde histórico. Ele desbancou a marca de 2008 conquistada por Patrício Destro (PSB). Naquele ano, o atual deputado estadual obteve 8.540 votos. Na eleição de 2012, a melhor campanha também foi a de Destro, com 6.189 votos.

Em janeiro de 2017, as atividades na Câmara começarão com uma renovação importante, já que 42% dos vereadores conseguiram se reeleger . Três veteranos não conseguiram prosseguir depois de vários anos no Legislativo. Um dos casos é o de Roberto Bisoni (PR), que foi eleito pela primeira vez no pleito de 1989 e, desde então, sempre conquistou a reeleição ou a vaga na Câmara, totalizando sete mandatos seguidos. 

Outros veteranos, como Adilson Mariano (PSOL), com quatro mandatos, e Manoel Bento (PT), com três mandatos, também ficaram de fora. A renovação mexeu com a composição do quadro partidário. Três legendas passam a ter representação no ano que vem: PSB (três nomes), Solidariedade (dois) e o Pros (um).

Por outro lado, as eleições de 2016 representam um baque para cinco partidos que não terão mais parlamentares na Câmara: PP, PSOL, PCdoB, PPS e PT.  Os partidos que conseguiram manter o número de cadeiras foram o PSC (duas), PDT (uma), PSDB (duas) e PR (duas). Por fim, o PSD encolheu de três para um representante.

A Câmara continuará com duas presenças femininas, mas os nomes mudaram. As novas representantes são Tânia Larson (SD) e Ana Rita da Frada (PROS). Entre os perfis dos eleitos estão servidor público, empresário, professor, comerciante, engenheiro, advogado, economista e aposentado.


A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 02/10/2016 | 19h13

Eleições 2016: Eleição para prefeito de Joinville termina com Udo e Darci no segundo turno

Candidato do PMDB conquistou 45,01% dos votos, enquanto Darci teve 27,53%

Eleições 2016 02/10/2016 | 19h06

Eleições 2016: Confira o resultado nas eleições no Planalto Norte e SC

Saiba quem foram os eleitos em São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Canoinhas, Mafra e Porto União

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM divulga distribuição dos novos policiais militares de Santa Catarina https://t.co/kDVclFOQRchá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem é assassinado na zona Norte de Joinville https://t.co/MuGVsIrN5Bhá 3 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros