Joinvilense tem no YouTube um dos canais com mais inscritos do Brasil - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Sucesso na web12/05/2015 | 10h21Atualizada em 13/05/2015 | 09h04

Joinvilense tem no YouTube um dos canais com mais inscritos do Brasil

Jana Make virou nome de batom e migrou da internet para as penteadeiras

Joinvilense tem no YouTube um dos canais com mais inscritos do Brasil Arquivo Pessoal/Agencia RBS
Jana tem mais de 400 mil inscritos e atingiu mais de 16 milhões e visualizações no YouTube Foto: Arquivo Pessoal / Agencia RBS

Janaína Isabel da Silva, conhecida como “Jana” na internet, chegou à cafeteria para a entrevista usando calça jeans, camisa de corações e scarpin de salto alto. Pediu um café e sorriu abanando e pedindo desculpas pelo atraso. O motivo foi justo, teve que dar uma parada no caminho para tirar selfie com leitoras.

A ruiva de 21 anos faz sucesso com seus 1.62 de altura e  48 quilos. E para comprovar isso, basta uma pequena busca no Google e os superlativos já aparecem. Em relação ao seu canal no YouTube, em pouco mais de quatro anos, ela viu "Jana Make Up" crescer e virar um dos mais populares do Brasil. O canal  tem mais de 400 mil inscritos e atingiu mais de 16 milhões e visualizações em quatro anos.

:: Canal de tecnologia no Youtube criado por contador de Joinville tem mais de 13 milhões de visualizações

Jana está à frente em números de inscritos em canais de sites famosos, como Petiscos TV. Os vídeos publicados abordam maquiagem, beleza e a própria vida de Jana. Os assuntos são desde tutoriais de maquiagem e penteados até rotinas em viagens e eventos. Vídeos com outros vlogueiros também são comuns, como PC Siqueira, Niina Secrets e Bianca Andrade.



:: Conheça Edson Joinville, cantor da cidade que tem mais de 800 mil visualizações em seu canal do Youtube

A visibilidade no canal  deu início aos desdobramentos comerciais típicos do segmento, como produtos de beleza licenciados, publicações patrocinadas e participação em eventos.

Para atender toda a demanda do vlog e do blog, Jana não tem rotina. São vários compromissos e viagens e precisa de muita organização para manter blog, canal e redes sociais em um único dia. Garota de sorte, você deve pensar. Um pouco, mas tem muita dedicação em jogo. Afinal, o trabalho dela é a sua própria vida. A câmera está sempre ligada, sete dias por semana.

- As pessoas acabam vendo somente o lado mais romântico da youtuber, não estão 24 horas comigo para saberem que eu não paro. Preciso de muita organização para dar conta de gravar e editar vídeos, tirar fotos para postar no blog e gerenciar as redes sociais todos os dias - comenta.

A youtuber não é popular somente na internet, mas também em Joinville. Fato que comprova é que enquanto conversávamos em uma cafeteria local, duas fãs pediram para tirar uma selfie com ela. Com a interação com as leitoras Jana aproveita para dizer que no início ela era bastante tímida em frente as câmeras. Gravava somente no quarto e se escutava alguém andando perto, travava e não consegui gravar.

:: Casal de Joinville soma quase 7 milhões de visualizações no YouTube

Jana foi aprendendo a se soltar nos vídeos com os trabalhos publicitários que surgiram por causa do canal e do blog.  A sinceridade em frente à câmera funciona: desde 2014 Jana viu o número de inscritos triplicar.

As principais parcerias são com marcas de maquiagem e roupas; As leitoras se concentram nas regiões de Sudeste, Nordeste e Sul do país. Atualmente, ela conta com uma equipe de dois assessores de imprensa que cuidam de contato com as marcas e emissão de notas fiscais, um fotógrafo e uma pessoa que grava e edita os vídeos. Jana faz questão de ela mesma responder os e-mails e comentários do blog e das redes sociais. E revela que a parte mais gratificante do trabalho como youtuber é o carinho dos leitores e telespectadores.

- Recebi uma vez um e-mail de uma menina que estava internada no hospital por ter câncer ela é de Belo Horizonte e me escreveu dizendo que meus vídeos alegravam o dia dela no hospital que por um momento ela esquecia da doença e se sentia mais bonita. O carinho dos leitores é o que importa no final - conta.

A entrevista não foi por acaso marcada em uma cafeteria. Jana pretende empreender em breve e pensa em abrir uma cafeteria em Joinville.

- Penso em abrir um negócio próprio e uma cafeteria seria unir o querer empreender junto com o gosto pelo café - revela.

 

Como tudo começou

Jana descobriu o universo dos vídeos em 2010, quando pesquisava sobre uma marca de blush e encontrou um tutorial da blogueira Priscila Paes, que também é youtuber. Ela diz que aprendeu a se maquiar vendo tutoriais em vídeos online. Por assistir muitos vídeos sobre maquiagem, moda e beleza, logo sentiu vontade de gravar também.

No mesmo ano gravou e postou alguns vídeos. Um deles teve 400 visualizações em uma semana, o que na época, era considerado um número grande de visualizações. Foi quando recebeu elogio de uma amiga que ela tomou coragem e começou a divulgar nas redes sociais. A partir de 2013 ela já conseguia se bancar somente com o dinheiro que o canal e o blog geravam.

- Quando pedi demissão do meu emprego para me dedicar exclusivamente ao canal e ao blog, minha família e amigos me chamaram de louca, falaram que era uma área incerta. Hoje eles me apoiam - conta.

Propostas comerciais

A primeira proposta comercial surgiu em 2011, quando a empresa de maquiagem "O Boticário" a convidou para participar da São Paulo Fashion Week (SPFW). Jana recusou na época, por não poder faltar ao trabalho. Já em 2012, Jana participou pela primeira vez da SPFW a convite da mesma empresa de maquiagem. Outra participação marcante na vida da youtuber, foi ter vencido o concurso "Batalha das Makes" da revista Capricho também no mesmo ano. O prêmio foi uma viagem a Paris que ela registrou em vídeos para o canal.

Recentemente, em março deste ano, fechou parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para gravar um vídeo sobre o Dia da Felicidade.



Como funciona a parceria com as marcas

Jana diz que a confiança com os seguidores e inscritos é o mais precioso na relação e no trabalho, por isso ela só fecha parceria com marcas e produtos que ela realmente gostou e confia.

- Só divulgo o que achei bom. Se a leitora sacar que você não foi honesta, perde a confiança e ela para de te assistir e é isso que eu não quero . Se for para vender todas as parcerias que chegam, meus vídeos e posts seriam todos patrocinados e não é legal. Qual a diferença da pessoa ver uma propaganda e me ver? A diferença é que eu vou falar a verdade, pontos positivos e pontos negativos - explica.

Batom Tracta

A parceria recente com a linha de maquiagem "Tracta" deu o que falar nas redes sociais. A euforia é por causa do batom vinho que leva o nome do canal "Jana Make Up".  A felicidade de poder criar uma cor de batom é sem tamanho, afinal uma das atividades que Jana mais gosta de fazer na vida é se maquiar.

- Pensei em uma cor diferente que não tivesse aqui no Brasil, também considerei que a cor deveria combinar com todos os tons de pele e com o inverno. Acho que acertei: o batom é um vinho - diz

Batom aprovado, o primeiro lote foi vendido em uma semana e o segundo esgotou em apenas um dia.

Dicas da Jana para gravar o vídeo perfeito

- Invista em uma boa câmera
- Aposte em gravar durante o dia: luz natural é melhor do que a artificial
- Seja sempre sincera e aja o mais natural possível em frente as câmeras
- Treine na frente do espelho,  fale como se estivesse conversando com seus amigos

Maquiagens preferidas de Jana

- Delineador traço gatinho
- Batom escuro: vinho ou vermelho
- Contorno técnica da Kim Kardashian

Cinco vídeos mais populares do canal Jana Make Up

- Vlog: pedido de casamento surpresa: Jana e Otto
- Minha rotina matinal 
- PC Siqueira me maquiando!
- Comprinhas de decoração para o novo apê
- Iphone 6 plus, vale a pena?

Gosta de assistir vídeos no Youtube? Conhece outro youtuber popular aqui de Joinville? Conta para a gente nos comentários.

JORNAL A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Música 11/05/2015 | 07h02

Fenômeno no YouTube, cantora Franny Becker, de Timbó, se inspira em Beyoncé

Ela parou a BR-470 para gravar clipe recém-lançado e aposta no funk para seguir passos dos ídolos

Mundo virtual 13/04/2015 | 19h45

Canal de tecnologia no Youtube criado por contador de Joinville tem mais de 13 milhões de visualizações

Primeiro vídeo foi ao ar em julho de 2012. Hoje, o canal tem mais de 180 mil inscritos

Mundo virtual 05/03/2015 | 17h59

Casal de Joinville soma quase 7 milhões de visualizações no YouTube

Canais Ei Andrew e Bell Sant têm juntos mais de 150 mil inscritos

Tecnologia e música 09/12/2014 | 10h36

Conheça Edson Joinville, cantor da cidade que tem mais de 800 mil visualizações em seu canal do Youtube

No próximo ano, objetivo é quadruplicar a renda gerada pelo canal e gravar uma música em parceria com Negra Li

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia prende suspeito de mandar matar comerciante em Joinville https://t.co/Zzb8YZglBV #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Fatma marca audiência que vai discutir projeto do novo porto de São Francisco do Sul para setembro https://t.co/CCuKFeVasZ #LeianoANhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros