Escola Bolshoi apresenta Gala especial para Joinville nesta terça-feira - Guia de cultura e variedade de Joinville - A Notícia

Versão mobile

Dança26/06/2017 | 09h40Atualizada em 26/06/2017 | 09h40

Escola Bolshoi apresenta Gala especial para Joinville nesta terça-feira

No repertório estão trechos de balés famoso, inclusive O Príncipe Igor, que fará parte da Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville


Príncipe Igor é um balé forte, que marcou época pelos contrastes com as obras do início do século passado Foto: Vanderleia Macalossi / Divulgação

Nesta terça-feira, 27 de junho, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta mais um espetáculo especial para o público de Joinville. A segunda edição da Gala Bolshoi de 2017 ocorre às 20 horas, no Teatro Juarez Machado. Os ingressos estão à venda no site Ticket Center e custam R$ 30. 

Assim como as outras apresentações do Gala Bolshoi neste ano, esta apresentação é oferecida por uma empresa Amiga do Bolshoi, a Meister, e o espetáculo marca as comemorações de aniversário dos 80 da empresa joinvilense que desenvolve soluções criativas em embalagens metálicas e utilidades domésticas.

No repertório estão obras de dança clássica, contemporânea e à caráter — entre elas, um trecho de O Príncipe Igor, balé que será apresentado pela escola na Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville. Alunos da Escola Bolshoi e bailarinos da Cia. Jovem levarão ao palco as Danças Polovitsianas, um balé forte e marcado pela dança a caráter.

Outra obra de destaque desta noite é a Chopiniana, também conhecida com o nome de Les Sylphides, que está no repertório da maioria das grandes companhias de balé do mundo. 

Na tarde de terça-feira, às 15 horas, a Escola Bolshoi apresenta um espetáculo gratuito para alunos da rede pública de Joinville. Crianças de Centros de Educação Infantil e  de escolas de dança, agendados previamente com a instituição, irão prestigiar um espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Conhecido como "formação de plateia", o projeto oferece interação com o público, com o objetivo de estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. 

Saiba mais sobre os balés do Gala Bolshoi:

Chopiniana

Coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909, é um balé à luz da lua, em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que são seres invisíveis do ar. A obra descreve, apenas sugerindo, as sensações percebidas por eles, ao som de uma música de Chopin. O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato.

O corpo de baile é a essência da obra. A plasticidade e leveza das mãos e os suaves gestos da cabeça completam a atmosfera do balé. 

Chopiniana foi remontado para a Escola Bolshoi em 2007, pela professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev. 

Príncipe Igor 

A ópera foi iniciada em 1869 e finalizada somente depois da morte de seu compositor, o russo Alexander Borodin. O libreto origina-se do livro A Saga do Exército de Igor, que narra um episódio de invasão do sul da Rússia no século XII por um povo bárbaro e nômade conhecido como polovitsianos. A primeira versão foi coreografada por Mikhail Fokine em 1909, provocando um forte contraste às tendências da época.

A versão apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é de Kasyan Goleyzovsky, outro famoso coreógrafo russo. O balé acontece no acampamento dos polovits, que acabaram de conquistar uma vitória sobre a tribo tarta, tendo o príncipe Igor e seu filho como seus reféns, e por sua condição são tratados com honras.

Guerreiros surgem no cenário, o qual representa uma árida paisagem típica do nordeste asiático, e dançam em comemoração à vitória sobre seus inimigos. As coreografias fazem parte do segundo ato da obra, inspirada nas músicas do povo polovits, habitantes da Ásia Central. 

As danças polovitsianas evidenciam o corpo de baile. A remontagem da Escola Bolshoi contou com a experiência de todos os mestres russos da instituição, que viveram esses personagens no Teatro Bolshoi. 

Agende-se:

O QUÊ: Meister apresenta Gala Bolshoi.
QUANDO: 27 de junho, às 20 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen.
QUANTO: R$ 30 inteira, com meia-entrada para estudantes, idosos e professores da rede pública. Os ingressos estão à venda no site Ticket Center e na recepção da Escola Bolshoi. 

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC empata com o Volta Redonda e continua fora do G4 da Série C https://t.co/m5vvQMksGL #LeianoANhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPalestrantes com renome mundial passam por Blumenau durante evento de negócios https://t.co/mcKqxYdgnj #LeianoANhá 9 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros