4º Encontro Catarinense de Escritores relaciona dança e cinema à literatura - Guia de cultura e variedade de Joinville - A Notícia

Versão mobile

Cultura17/11/2016 | 20h10Atualizada em 17/11/2016 | 20h10

4º Encontro Catarinense de Escritores relaciona dança e cinema à literatura

O evento ocorre em Joinville com programação nesta sexta-feira e no sábado

4º Encontro Catarinense de Escritores relaciona dança e cinema à literatura chico maurente/Divulgação
O espetáculo 'Literatura Encena', da Ama Cia de Dança, abre o evento Foto: chico maurente / Divulgação

Habituado a abrigar músicos, dançarinos e atores, o palco do Teatro Juarez Machado receberá representantes da escrita nesta sexta e sábado. Mas a pauta do 4º Encontro Catarinense de Escritores não se afastará de outras manifestações artísticas, abrindo o leque de seus debates e palestras para trazer o cinema e a dança para a luz de seu tema central, a literatura.

Assim, além de saborear as falas dos convidados desta edição – que serão pautadas pela literatura no caminho da arte e da criação – e participações dos escritores da Associação das Letras, promotora do evento, o público assistirá a apresentação de dança e exibição de curtas-metragens.

A noite de abertura, por exemplo, reserva a AMA Cia. de Dança e seu espetáculo Literatura em Cena, inspirado em textos literários e com coreografias de Amarildo Cassiano e Érika Rosendo. A palestra da noite será com o juiz de direito da Vara de Execução Penal e corregedor do sistema prisional da comarca de Joinville, João Marcos Buch, que criou projetos como o que reduz a pena de presos por meio da leitura de livros.

Os lançamentos da Antologia 2016 – Janela das Letras, com textos dos membros da Associação das Letras, e de obras de outros escritores associados completam a programação de sexta-feira.

No sábado, o escritor Fernando José Karl e o diretor Alceu Bett, responsáveis pelos curtas As Mortes de Lucana e O Aquário de Antígona (que serão exibidos ao público), protagonizam uma mesa-redonda em torno do “texto literário no cinema”. A doutora em literatura Salma Ferraz, com Escrever e Narrar – Síndrome de Penélope, e o escritor Olavo Pereira Oliveira, com O Mapa da Narrativa – um caminho para a verdadeira conexão com as pessoas, respondem pelas palestras do segundo dia.

– Entendemos que a literatura se entrelaça com todas as artes. Como exemplo, podemos pensar na capa de um livro: precisamos de um artista para criá-la. Assim como nos saraus, quando declamamos, é a música que embala os poemas, e o teatro ou a dança enriquecem a performance – destaca a escritora Bernadéte Costa, presidente da Associação das Letras.

Segundo ela, os rumos do Encontro Catarinense de Escritores serão decididos pela nova diretoria, que assume em dezembro. A equipe da gestão 2015/2016 entrega 80 associados, seis livros lançados, participações em eventos literários e a conquista do certificado de utilidade pública.

Sexta-feira

19h: Espetáculo de dança Literatura em Cena, da AMA Cia. de Dança.
20h15: Experiências Literárias, com o juiz João Marcos Buch.
21h30: Lançamentos.

Sábado

9h: Escrever e Narrar – Síndrome de Penélope, com Salma Ferraz.
10h45: Exibição do filme As Mortes de Lucana.
11h10: Mesa-redonda O Texto Literário no Cinema, com Fernando José Karl e Alceu Bett.
12h: Exibição do filme O Aquário de Antígona.
15h: O Mapa da Narrativa – um caminho para a verdadeira conexão com as pessoas, com Olavo Pereira Oliveira.

O quê: 4º Encontro Catarinense de Escritores.
Quando: hoje, a partir das 19h, e amanhã, a partir das 9h.
Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos, avenida Beira-rio, s/nº.
Quando: R$ 30 para membros da Associação das Letras e estudantes e R$ 50 para o público em geral (valores válidos para os dois dias). Inscrição pelo site associacaodasletras.com.br.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Dança 17/11/2016 | 14h15

Bolshoi fará apresentações gratuitas nesta sexta-feira em Joinville

Sexta com Arte leva diferentes ritmos para o palco, às 11h15 e às 17h15

Uhuru 17/11/2016 | 13h17

Mulheres palestram sobre feminismo negro em Joinville

Atividade abre a Semana da Consciência Negra do Movimento Negro Maria Laura

Cultura 17/11/2016 | 11h27

Joinville Jazz Big Band faz show gratuito na Casa da Cultura

Evento será realizado nesta sexta-feira e terá a participação do guitarrista Junior Gonçalves

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'Não haverá confronto', afirma representante dos taxistas de Joinville após anúncio do Uber na cidade:… https://t.co/3gdvHNL0RZhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUber começa a operar nas ruas de Joinville nesta sexta-feira: https://t.co/r0o6vU1YCx https://t.co/Z64ka18wEghá 4 horas Retweet

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros