Jlle + Arte movimenta o bairro Glória, na zona Norte de Joinville - Guia de cultura e variedade de Joinville - A Notícia

Versão mobile

Guia + AN07/10/2016 | 21h02Atualizada em 08/10/2016 | 11h50

Jlle + Arte movimenta o bairro Glória, na zona Norte de Joinville

Tendo o grafite à frente, projeto enche o local de cor, música e esporte neste sábado

Jlle + Arte movimenta o bairro Glória, na zona Norte de Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Muro que circunda a estação da Celesc ganhará novo visual neste sábado Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Não haverá quarteirão com mais cor, formas, música e movimento em Joinville neste sábado do que aquele que abrange as ruas Bento Gonçalves, Timbó, Max Colin e Marquês de Olinda. Neste ponto específico da cidade, grafiteiros, músicos, DJs e adeptos do esporte encontrarão um público atento a novidades entre as 10h e as 18h. Uma reunião de talentos e descobertas que atende pelo nome de Jlle + Arte, projeto que começou no primeiro semestre para valorizar a arte da cidade por meio do grafite e chega a sua terceira etapa neste final de semana, mas agregando outras atrações. A promoção é da Rádio Atlântida, com realização da RBS TV e patrocínio da RV Empreendimentos e UniSociesc.

Será, sem dúvida, um "rolé" divertido ao longo do sábado no bairro Glória. Enquanto na rua Bento Gonçalves bandas de pop e de rock ocupam o palco, DJs discotecam, a bola de basquete quica e os palhaços divertem, 18 grafiteiros tratam de presentear o muro que circunda a estação da Celesc com um visual totalmente novo. Mesmo que eles estejam "na função", o público poderá interagir, conhecendo os artistas e seus processos de trabalho. E não é preciso dizer que toda a programação é gratuita.

O Jlle + Arte é uma iniciativa do arquiteto Amandus Zibell Neto, um inconformado com a formalidade e a resistência para o diferente em Joinville, e também um convicto da ligação entre artes, moda, design e arquitetura. Quando resolveu dar um fim nas pichações do muro de sua casa, veio à tona seu interesse pelas intervenções urbanas em Berlim, uma das tantas cidades pelo mundo que se favoreceram da criação de um distrito de arte. Amandus decidiu replicar a ideia em Joinville.

Leia mais notícias sobre shows, espetáculos e eventos no Guia + AN

Aqui, o distrito em questão é o bairro Glória, e a meta inicial é preencher artisticamente 50 muros da região, contando sempre com o apoio da iniciativa privada. Dois já estão prontos: o do Food Truck Park, na rua Silva Jardim, e o de um posto de combustíveis na avenida Marquês de Olinda. Por trás das grandes e elaboradas grafitagens, 17 artistas, todos já inseridos no projeto. Assim, além de modificar a paisagem urbana, o Jlle + Arte dá a chance de esses talentos chegarem a um público maior.

— A quantidade de bons artistas é muito grande, mas é difícil entrar em contato com eles e fazer o cliente se interessar. Eu só via dificuldade, principalmente por falta de conhecimento e acesso — conta o idealizador, que percebe, aos poucos, cair a resistência a um tipo de arte (a de rua) que não segue os padrões estéticos vigentes.
No entanto, Amandus contabiliza um terceiro item ligado a este investimento nas artes visuais urbanas: o incremento na economia local.

Escolas de arte, comercialização de obras, turismo, por meio da criação de um roteiro... Uma cidade moderna e inteligente não pode ser conhecida apenas por um tipo de economia – acredita.

Quem vai participar

Artistas

Fox Malinoski, Rafael Thomassen (Rolê), Juliana Schmidt (Psiu), Sandy Malinoski, Guilherme Pereira (Guime), Jan M.O., Luiz Ferreira, Rafael Moreno, Bruno Cassa (Bilbo), Gabriel Fernandes (Época Mouco), Igor Mendes (Gôri), Cristina Domingos, Jonca, Mariê Balbinot, Paulo Henrique Klein, Paulo Tajes Lindner, Raul da Luz, Alice Carolina Aguiar (Dora Alice) e irmãos Feitosa.

Bandas
El Kabong, Napkin, Mario Ghanna, Wildstone.

DJs
Narrow, Lycus, Soethe, Blastop.

O quê: Jlle + Arte.
Quando: sábado, das 10hs às 18h.
Onde: ruas Bento Gonçalves, Timbó e Max Colin, no bairro Glória, em Joinville.
Quanto: gratuito.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Agende-se 21/05/2015 | 17h56

Confira uma lista com os shows previstos para Joinville entre maio e julho

A agenda está eclética, com bandas de rock, cantora de mpb, grupo de pagode, dupla sertaneja e cantor de rap americano

Cultura 21/05/2015 | 13h50

Espetáculo 'Defeito de Família' entra em cartaz nesta sexta-feira em Joinville

Peça segue com apresentações até domingo no Galpão de Teatro da Ajote

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'AN' testa o aplicativo Uber no primeiro dia de funcionamento em Joinville https://t.co/il68udAyxO https://t.co/6WUEYID981há 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVagner Mancini será o técnico da Chapecoense https://t.co/QEwIhlRC03há 15 horas Retweet

Veja também

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros