Carlos Adauto: Chimarrão e outros saberes lageanos - Anexo - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Crônicas do Anexo 12/10/2016 | 08h01

Carlos Adauto: Chimarrão e outros saberes lageanos

"Sempre se serve o mate da direita para a esquerda ao companheiro com a cuia na mão direita."

Ao buono fratello Mário Pegoraro.

Como doei o meu "Cevando Mate" a um neto, que se inicia nesta gostosura que é matear pela manhã cedo, vou escrever sobre algumas regras fundamentais desta nobre arte.

A cuia deve estar bem limpa/seca antes do seu uso. Coloca-se meia porção (ou cuia) de erva que será transformada em parede com o vira-mate a fim de dar lugar para a bomba, esta, de preferência, em prata e bocal de ouro. No vazio da cuia, meio copo de água quente para segurar a parede e não entupir a bomba, inchando a erva. Então se vai colocando a água quente (não fervida!) para sorver o precioso líquido até chuchurrear (fazer a cuia "cantar").

Sempre se serve o mate da direita para a esquerda ao companheiro e com a cuia na mão direita. A erva, para conservar o seu sabor, deve ser guardada numa bolsa de couro ou na geladeira, evitando-se sempre o sol. Bom proveito!

O doce de gila deve, de preferência, ser saboreado com queijo lageano ou serrano. Na falta de um dos dois, com meia cura mineiro fresco (nunca gelado! Queijo não se guarda na geladeira – endurece!). É a sobremesa "Romeu e Julieta" serra acima.
Pinhão, de preferência sapecado em grimpa de pinheiro.

Confira notícias de Joinville e região.

Cavalos, para se os diferenciarem, observa-se o seguinte:

1º. Não têm chifres!
Alazão tem pelo tostado, meio arruivado, podendo ter os pelos brancos ou malacaras; malacara tem a frente branca desde a testa até o focinho ou venta; baio tem pelo amarelo-claro e é dividido de acordo com o pelo: cebruno, ruano, oveiro, tobiano – este pode ser negro, vermelho e capincho, porque tem pelo parecido com o capincho, macho da capivara; douradilho tem pelo avermelhado, quase cor de pinhão maduro; estrelado tem três cores misturadas: branco, vermelho e preto; gateado, pelo amarelado com risca escura do lombo à raiz da cola – pode ser rosilho, oveiro ou bragado; rosilho, pelos brancos sobre a pelagem dominante e se divide em mouro, prateado, vermelho ou sabino, conforme a distribuição da pelagem; oveiro, quando, por cima da pelagem dominante, tem pequenas manchas brancas; pampa tem a pelagem branca e marrom ou preta (cavalo de peles vermelhas).

Grato, desembargador Orli de Ataíde Rodrigues, gentil-homem e lageano de boa cepa.

A NOTÍCIA

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros