Noite de Gala do Festival de Dança terá audiodescrição para cegos - Anexo - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

Para todos28/07/2014 | 17h48

Noite de Gala do Festival de Dança terá audiodescrição para cegos

A acessibilidade é foco desta edição do evento, que já conta com outros iniciativas para incluisão do público

Noite de Gala do Festival de Dança terá audiodescrição para cegos Mauro Schlick/Divulgação
Entre as opções para acessibilidade está o guia da programação em braille Foto: Mauro Schlick / Divulgação
Neste ano diversas ações de acessibilidade, inclusão e inserção social estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. Na Noite de Gala, nesta segunda-feira, às 20 horas, será realizada uma iniciativa inédita. Haverá a audiodescrição do espetáculo da Noite de Gala, com apresentação do Balé da Cidade de São Paulo, para um grupo de cegos que irá assistir ao espetáculo em dois camarotes do evento, acompanhados por profissionais da Ajidevi — Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais.
 
O serviço será executado por uma profissional de audiodescrição, Lívia Maria Villela de Mello Motta, de São Paulo. Este trabalho está sendo desenvolvido desde junho e também conta com o apoio de pessoas que vivem, na prática, as dificuldades enfrentadas pela falta da visão, como Thiago Arthur Cunha (deficiente visual). Ele assessora a equipe de produção do Festival de Dança, com orientações sobre adaptações necessárias e necessidades específicas destes públicos.
 
— A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora — explica Lívia.
 
Para auxiliar os deficientes visuais, a organização do evento também produziu uma versão compacta e especial em braile (impresso) do Guia do Festival e disponibilizou o conteúdo em áudio.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

32ª edição 28/07/2014 | 15h15

Conectado com o público

Com jovens preenchendo a maior parte do espaço físico, o trintão Festival de Joinville está sempre à frente das novidades tecnológicas para informar e entreter seu público

Tom internacional 28/07/2014 | 06h52

Balé da Cidade de São Paulo é a atração da Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville

Companhia apresenta nesta segunda-feira coreografias de espanhol, argentino e italiano

Dança 22/07/2014 | 17h14

Confira a programação completa do 32º Festival de Dança de Joinville

O evento começa em 23 de julho e ocorre até 2 de agosto, com agenda intensa de apresentações

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca