Conectado com o público - Anexo - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

32ª edição28/07/2014 | 15h15

Conectado com o público

Com jovens preenchendo a maior parte do espaço físico, o trintão Festival de Joinville está sempre à frente das novidades tecnológicas para informar e entreter seu público

Conectado com o público Marcelo Henrique Oliveira/Agencia RBS
A evolução tecnológica acompanha o Festival há algum tempo Foto: Marcelo Henrique Oliveira / Agencia RBS
Victor Aronis*

O Festival de Dança de Joinville é sinônimo de inovação. Digo disso porque um evento como este, que tem entre seus participantes uma grande maioria de jovens e adolescente – que também representam boa parte do público presente nas apresentações realizadas no Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado, Palcos Abertos e todos os demais espaços ocupados em Joinville e em outras cidades –, tem que estar ligado nas novas tecnologias, nas novas mídias. Nosso público vive este momento virtual e está sintonizado com todos os recursos tecnológicos disponíveis.

A evolução tecnológica acompanha o Festival há algum tempo. O evento foi um dos primeiros na cidade a ter um domínio e um site próprios. Um site que nasceu com função institucional e informativa e hoje está estruturado para ser uma plataforma interativa, que se comunica com a comunidade da dança e é construída num formato que oferece facilidade e agilidade de navegação.

No caminho das ferramentas da internet estão as redes sociais o Festival de Joinville está presente em várias delas, oferecendo informações diárias pelo Twitter e pelo Facebook e compartilhando imagens (fotos e vídeos), sem nenhum custo ou restrição, pelas ferramentas do Flickr e Vimeo. No Facebook, a interação entre público e evento cresceu tanto que duplicou o número de curtidas em pouco mais de seis meses neste ano, passando de 20 mil para 41 mil.

Outra ferramenta funcional disponibilizada aos visitantes do evento são os totens digitais, que operam num sistema integrado com o site do evento e estão localizados em diversos pontos da Feira da Sapatilha e do Centreventos Cau Hansen. Este é o terceiro ano deles no Festival e a novidade em 2014 é a possibilidade de fazer fotos personalizadas, com molduras especiais, que podem ser compartilhadas via redes sociais ou e-mail.

Um evento como o Festival de Joinville precisa encontrar caminhos para se comunicar com seus públicos específicos e conseguimos isso com os aplicativos para aparelhos de telefone nos modelos Androide e IOS. Desde 2012, temos o Guia Festival de Dança, versão digital do guia impresso. No ano passado, criamos o Dança Joinville, que reúne Facebook, Twitter, agenda de eventos, mapa dos locais e vídeos, e o Foto Festival, que permite fazer fotos com molduras exclusivas, para enviar por e-mail ou compartilhar nas redes sociais.

Neste ano, a novidade é a Rádio Dança, uma radioweb disponível também por aplicativo para aparelhos Androide, que apresenta uma programação diária repleta de informações de interesse direto do público participante do evento. Todos esses sistemas são gratuitos e estão sendo utilizados por milhares de pessoas que querem se manter conectadas ao Festival de Joinville, que curtem e têm uma ligação emocional com o evento.

Com tantos desafios e inovações contínuas, não poderíamos deixar de ousar no campo do audiovisual. Assim, lançamos o Cinema 3D do Festival em 2014, com exibição diária de um compacto com imagens captadas a cada noite de espetáculos. Esse recurso, ainda pouco disponível no mercado brasileiro, bate a nossa porta como há pouco tempo aconteceu com o sistema HDTV (High Definition Television). Em breve, veremos esta tecnologia mais acessível, sendo utilizada pelos canais de TV pagos. Mas, enquanto isso não acontece, fazemos aqui em Joinville a dança se perpetuar em imagens tridimensionais.

Pensar o Festival de Joinville é pensar em inovação. Somos o grande ponto de encontro da dança brasileira de maneira presencial há muitos anos mas, agora, também de forma virtual. Estamos totalmente conectados com o nosso público.

* Victor é coordenador geral do Festival de Dança de Joinville.

Notícias Relacionadas

Tom internacional 28/07/2014 | 06h52

Balé da Cidade de São Paulo é a atração da Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville

Companhia apresenta nesta segunda-feira coreografias de espanhol, argentino e italiano

Dança 27/07/2014 | 23h03

Confira os vencedores deste domingo na mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville

Noite foi de apresentações de Balé Clássico e Jazz

Dança 26/07/2014 | 23h18

Confira os vencedores deste sábado na mostra competitiva do Festival de Dança de Joinville

Noite foi de apresentações de Balé Neoclássico e Danças Populares

Festival de Dança 26/07/2014 | 15h28

Rua da Dança encanta o público na estação ferroviária de Joinville

Espetáculos gratuitos chamaram a atenção das pessoas que passaram perto do palco durante o Sábado na Estação

Compras 25/07/2014 | 20h14

Feira da Sapatilha do Festival de Dança de Joinville traz novidades em produtos neste ano

Mais de 50 expositores de vários cantos do País participam do evento que ocorre até o dia 2 de agosto

Lazer 24/07/2014 | 19h12

Confira um guia de como curtir Joinville e região nos dias do Festival de Dança

Atrações turísticas, gastronomia e balada são opções para os visitantes aproveitarem a cidade

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca