Espiritualidade e literatura estarão entre os temas do evento em Joinville - Anexo - Cultura e Variedades - A Notícia

Versão mobile

10ª Feira do Livro27/03/2013 | 08h01

Espiritualidade e literatura estarão entre os temas do evento em Joinville

Monica Buonfiglio e Dalmy Gama falam sobre suas carreiras e assuntos como a logosofia

Espiritualidade e literatura estarão entre os temas do evento em Joinville Victor Buonfiglio/Divulgação
Monica Buonfiglio lançará o seu novo livro "Maria, a Judia Alquimista" na Feira do Livro de Joinville Foto: Victor Buonfiglio / Divulgação

A espiritualidade é o tema de livros famosos no Brasil e no mundo. Autora de "Anjos Cabalísticos", que conquistou sucesso em 1995 e 1996, Monica Buonfiglio é uma das convidadas da 10ª edição da Feira do Livro de Joinville para abordar o assunto em uma palestra no dia 6 de abril, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado. Ela conversará sobre a carreira literária e os assuntos que permeiam seus livros.

O contato de Monica com o universo espiritual começou cedo, logo aos 11 anos. Aos 15, frequentava terreiros de umbanda e, dois anos depois, já havia iniciado no candomblé. Não demorou muito a abrir uma escola espiritualista, onde passava seus conhecimentos para os alunos.

—Eu tinha uma facilidade, um dom mediúnico de ver o futuro, de falar com as pessoas e orientá-las—, conta.

Foi nesse cenário em que a literatura começou a despertar na vida da escritora. Incomodada com o alto preço da impressão de uma apostila para seus alunos, Monica resolveu ouvir o conselho de uma senhora e transformar o conteúdo em livros, que custavam mais barato em pequenas editoras.

—Eu não tinha condições financeiras quando comecei e meu livro foi recusado por dez editoras. Banquei uma estrutura simples, mas criei minha própria editora—, relata sobre a Companhia dos Anjos, editora fundada em 1992.

Os anjos apareceram pela primeira vez na obra da escritora em seu segundo livro, "Anjos Cabalísticos". O trabalho a deixou durante quatro anos nas listas de mais vendidos do País.

—Mesmo quando eu escrevo sobre outras coisas, não consigo fugir dos anjos. As pessoas acreditam muito neles e mesmo não podendo vê-los são considerados como reais—, diz.

Durante a carreira, Monica já vendeu mais de seis milhões de livros e "Maria, a Judia Alquimista", sua 50ª obra, será lançada na Feira do Livro de Joinville. Aos 50 anos e com tantas conquistas na carreira, a escritora ainda quer realizar mais um sonho: o de alcançar a marca de cem livros publicados. O próximo trabalho será uma enciclopédia espiritualista com dez volumes.


Uma filosofia de vida

Ciência que revela conhecimentos da natureza transcendente e conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do universo e de suas leis eternas, a Logosofia tem sido tema recorrente de livros no País.

Dalmy Gama é um dos estudiosos dessa filosofia e que aborda a espiritualidade em muitos de seus livros. O autor também é um dos convidados da Feira do Livro e ministra a palestra "A liberdade nos livros e na vida" no dia 11, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

Dalmy é professor da Fundação Logosófica do Brasil e estuda a nova ciência desde jovem. Em seu encontro com o público em Joinville ele irá abordar o conceito que as pessoas têm sobre a liberdade e o comparar com o conceito original apresentado pela logosofia. Ele defende que a liberdade apenas é entendida completamente se for encarada como um direito e um dever.

Entre outros assuntos, Dalmy também falará sobre como o homem e a mulher atuais, que tanto correm atrás da liberdade nos aspectos social e político, vivem como escravos de pensamentos alheios, superstições e temores que causam sofrimento.

Além de estudioso da Logosofia, Dalmy também é formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e lecionou Latim e Português em escolas de Belo Horizonte. Participa de conferências em que aborda temas ligados à cultura e à educação e já publicou obras de literatura infantil e romances.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

10ª Feira do Livro 26/03/2013 | 08h01

Roseanna Murray e Leo Cunha prometem roubar a atenção do público infantil em Joinville

Os escritores de literatura infantojuvenil fazem palestras para o público nos dias 10 e 11 de abril

10ª Feira do Livro 25/03/2013 | 08h02

Carlos Liscano e Martín Kohan serão as atrações internacionais da Feira de Joinville

Evento ocorre entre os dias 3 e 14 de abril e, pela primeira vez, recebe autores de fora do país

Literatura 25/03/2013 | 08h01

Confira a programação da 10ª Feira do Livro de Joinville

Evento ocorre de 3 a 14 de abril no Expocentro Edmundo Doubrawa

 
 

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros